METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104 |
Resumo: | Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas. Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. |
id |
INDEP-1_2309a7fe169b30683c402c599a842951 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/104 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALINNOVATIVE METHODOLOGIES FOR TEACHING MATHEMATICS IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF THE FINAL YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATIONMETODOLOGÍAS INNOVADORAS PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN EL CONTEXTO EDUCATIVO DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTALEducação; Metodologias inovativas; Formação de professores.Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas. Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-462675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPCopyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeres , Ana Flávia Silva Sousa , Roseline Martins Sabião 2022-11-25T14:33:43Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/104Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2022-11-25T14:33:43Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL INNOVATIVE METHODOLOGIES FOR TEACHING MATHEMATICS IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF THE FINAL YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION METODOLOGÍAS INNOVADORAS PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN EL CONTEXTO EDUCATIVO DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL |
title |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Peres , Ana Flávia Silva Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores. |
title_short |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Peres , Ana Flávia Silva |
author_facet |
Peres , Ana Flávia Silva Sousa , Roseline Martins Sabião |
author_role |
author |
author2 |
Sousa , Roseline Martins Sabião |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres , Ana Flávia Silva Sousa , Roseline Martins Sabião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores. |
topic |
Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores. |
description |
Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas. Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46 Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46 Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46 2675-2999 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1754838258437586944 |