METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres , Ana Flávia Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa , Roseline Martins Sabião
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104
Resumo: Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem  qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas.  Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
id INDEP-1_2309a7fe169b30683c402c599a842951
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/104
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALINNOVATIVE METHODOLOGIES FOR TEACHING MATHEMATICS IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF THE FINAL YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATIONMETODOLOGÍAS INNOVADORAS PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN EL CONTEXTO EDUCATIVO DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTALEducação; Metodologias inovativas; Formação de professores.Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem  qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas.  Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-462675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPCopyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeres , Ana Flávia Silva Sousa , Roseline Martins Sabião 2022-11-25T14:33:43Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/104Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2022-11-25T14:33:43Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
INNOVATIVE METHODOLOGIES FOR TEACHING MATHEMATICS IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF THE FINAL YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION
METODOLOGÍAS INNOVADORAS PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN EL CONTEXTO EDUCATIVO DE LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL
title METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Peres , Ana Flávia Silva
Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores.
title_short METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Peres , Ana Flávia Silva
author_facet Peres , Ana Flávia Silva
Sousa , Roseline Martins Sabião
author_role author
author2 Sousa , Roseline Martins Sabião
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres , Ana Flávia Silva
Sousa , Roseline Martins Sabião
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores.
topic Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores.
description Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem  qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas.  Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 46-46
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1754838258437586944