Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Rayla P. da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Cláudio de Oliveira A., Lima, Lucas Góis D. de, Filho, Heraldo José da Silva, Silva, Stenio Léo S., Madeira, Michelle de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Educação
Texto Completo: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12
Resumo: Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo.
id UNISAL-1_78cc5d998e88e71f0e0035bd9b87d026
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/12
network_acronym_str UNISAL-1
network_name_str Revista de Ciências da Educação
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contextoEm 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo.Revista de Ciências da Educação2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII2317-60912317-6091reponame:Revista de Ciências da Educaçãoinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12/10Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Letícia Rayla P. da Castro, Cláudio de Oliveira A.Lima, Lucas Góis D. deFilho, Heraldo José da SilvaSilva, Stenio Léo S.Madeira, Michelle de Paula 2022-07-29T20:12:28Zoai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/12Revistahttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacaoONGhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/oairevista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br2317-60911518-7039opendoar:2022-07-29T20:12:28Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
title Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
spellingShingle Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
Silva, Letícia Rayla P. da
title_short Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
title_full Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
title_fullStr Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
title_full_unstemmed Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
title_sort Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
author Silva, Letícia Rayla P. da
author_facet Silva, Letícia Rayla P. da
Castro, Cláudio de Oliveira A.
Lima, Lucas Góis D. de
Filho, Heraldo José da Silva
Silva, Stenio Léo S.
Madeira, Michelle de Paula
author_role author
author2 Castro, Cláudio de Oliveira A.
Lima, Lucas Góis D. de
Filho, Heraldo José da Silva
Silva, Stenio Léo S.
Madeira, Michelle de Paula
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Letícia Rayla P. da
Castro, Cláudio de Oliveira A.
Lima, Lucas Góis D. de
Filho, Heraldo José da Silva
Silva, Stenio Léo S.
Madeira, Michelle de Paula
description Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12
url https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII
2317-6091
2317-6091
reponame:Revista de Ciências da Educação
instname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron:UNISAL
instname_str Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron_str UNISAL
institution UNISAL
reponame_str Revista de Ciências da Educação
collection Revista de Ciências da Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br
_version_ 1787894864055107584