Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Educação |
Texto Completo: | https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12 |
Resumo: | Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo. |
id |
UNISAL-1_78cc5d998e88e71f0e0035bd9b87d026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/12 |
network_acronym_str |
UNISAL-1 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contextoEm 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo.Revista de Ciências da Educação2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII2317-60912317-6091reponame:Revista de Ciências da Educaçãoinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12/10Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Letícia Rayla P. da Castro, Cláudio de Oliveira A.Lima, Lucas Góis D. deFilho, Heraldo José da SilvaSilva, Stenio Léo S.Madeira, Michelle de Paula 2022-07-29T20:12:28Zoai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/12Revistahttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacaoONGhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/oairevista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br2317-60911518-7039opendoar:2022-07-29T20:12:28Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto |
title |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto |
spellingShingle |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto Silva, Letícia Rayla P. da |
title_short |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto |
title_full |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto |
title_fullStr |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto |
title_sort |
Estágio supervisionado remoto:: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto |
author |
Silva, Letícia Rayla P. da |
author_facet |
Silva, Letícia Rayla P. da Castro, Cláudio de Oliveira A. Lima, Lucas Góis D. de Filho, Heraldo José da Silva Silva, Stenio Léo S. Madeira, Michelle de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Cláudio de Oliveira A. Lima, Lucas Góis D. de Filho, Heraldo José da Silva Silva, Stenio Léo S. Madeira, Michelle de Paula |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Letícia Rayla P. da Castro, Cláudio de Oliveira A. Lima, Lucas Góis D. de Filho, Heraldo José da Silva Silva, Stenio Léo S. Madeira, Michelle de Paula |
description |
Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas, e como alternativa foi adotado o ensino remoto. Este trabalho é um relato de experiência sobre o estágio supervisionado remoto em Física realizado em uma escola municipal de Teresina, Piauí. O estágio ocorreu no 8º e 9º ano. Como a explicação dos conteúdos não era realizada pela docente efetiva das turmas, e sim transmitida pela TV, os estagiários elaboraram recursos didáticos complementares e acompanharam as turmas via WhatsApp para sanar eventuais dúvidas. Em questionário, os discentes da escola relataram sentir falta do ensino presencial, mencionaram haver um excesso de atividades escolares e dificuldade para gerenciá-las. No momento de interação para tirar dúvidas, foi observado que os discentes se manifestavam apenas para registrar a presença. O estágio nos mostrou que para um ensino remoto de qualidade, na Educação Básica, são diversas as questões envolvidas. Além disso, ainda que remoto, foi significativo conhecer o trabalho realizado pela escola, o contexto dos discentes e realizar a elaboração de recursos didáticos, acolhidos e elogiados pelos discentes, visando a um ensino de Ciências mais atrativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12 |
url |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII 2317-6091 2317-6091 reponame:Revista de Ciências da Educação instname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) instacron:UNISAL |
instname_str |
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
instacron_str |
UNISAL |
institution |
UNISAL |
reponame_str |
Revista de Ciências da Educação |
collection |
Revista de Ciências da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br |
_version_ |
1787894864055107584 |