Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berlt, Fernanda M. Gassen
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Wichmann, Francisca M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/552
Resumo: A Segurança Alimentar e Nutricional pode ser entendida como a garantia ao direito de todos do acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas saudáveis e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, nem o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis. Essa garantia está ameaçada devido às constantes altas dos preços dos alimentos. Conseqüentemente, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de insegurança alimentar em famílias com crianças menores de 60 meses e descrever seu perfil sociodemográfico. Foram estudadas famílias com membros menores de 60 meses (n = 81), selecionadas a partir do prontuário da Estratégia Saúde da Família, no período de junho a setembro de 2007. A Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, versão brasileira do módulo de insegurança alimentar do United States Department of Agriculture, foi utilizada para diagnosticar Segurança/Insegurança Alimentar. Observou-se insegurança alimentar em 54,3% das famílias; dessas, 66,7% em Insegurança Alimentar Leve; 17,8% em Insegurança Alimentar Moderada; e 15,6% em Insegurança Alimentar Grave. As famílias em segurança alimentar apresentaram significativo consumo qualitativo diário de alimentos. Sugere-se, portanto, a necessidade de políticas públicas efetivas para apoiar as famílias na sua capacidade de elaborar estratégias para o enfrentamento do impacto das adversidades econômicas sobre a qualidade de suas dietas.
id UNISC-1_1ff5a07397192a8e6b1a9389340e4c3e
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/552
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da famíliaSegurança AlimentarInsegurança AlimentarEstratégia de Saúde da Família.A Segurança Alimentar e Nutricional pode ser entendida como a garantia ao direito de todos do acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas saudáveis e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, nem o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis. Essa garantia está ameaçada devido às constantes altas dos preços dos alimentos. Conseqüentemente, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de insegurança alimentar em famílias com crianças menores de 60 meses e descrever seu perfil sociodemográfico. Foram estudadas famílias com membros menores de 60 meses (n = 81), selecionadas a partir do prontuário da Estratégia Saúde da Família, no período de junho a setembro de 2007. A Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, versão brasileira do módulo de insegurança alimentar do United States Department of Agriculture, foi utilizada para diagnosticar Segurança/Insegurança Alimentar. Observou-se insegurança alimentar em 54,3% das famílias; dessas, 66,7% em Insegurança Alimentar Leve; 17,8% em Insegurança Alimentar Moderada; e 15,6% em Insegurança Alimentar Grave. As famílias em segurança alimentar apresentaram significativo consumo qualitativo diário de alimentos. Sugere-se, portanto, a necessidade de políticas públicas efetivas para apoiar as famílias na sua capacidade de elaborar estratégias para o enfrentamento do impacto das adversidades econômicas sobre a qualidade de suas dietas.Universidade de Santa Cruz do Sul2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/55210.17058/cinergis.v8i2.552Cinergis; v. 8 n. 2 (2007)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/552/1032Berlt, Fernanda M. GassenWichmann, Francisca M. A.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:01Zoai:ojs.online.unisc.br:article/552Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:01Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
title Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
spellingShingle Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
Berlt, Fernanda M. Gassen
Segurança Alimentar
Insegurança Alimentar
Estratégia de Saúde da Família.
title_short Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
title_full Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
title_fullStr Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
title_full_unstemmed Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
title_sort Insegurança alimentar nas famílias sob cobertura da estratégia saúde da família
author Berlt, Fernanda M. Gassen
author_facet Berlt, Fernanda M. Gassen
Wichmann, Francisca M. A.
author_role author
author2 Wichmann, Francisca M. A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berlt, Fernanda M. Gassen
Wichmann, Francisca M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança Alimentar
Insegurança Alimentar
Estratégia de Saúde da Família.
topic Segurança Alimentar
Insegurança Alimentar
Estratégia de Saúde da Família.
description A Segurança Alimentar e Nutricional pode ser entendida como a garantia ao direito de todos do acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas saudáveis e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, nem o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis. Essa garantia está ameaçada devido às constantes altas dos preços dos alimentos. Conseqüentemente, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de insegurança alimentar em famílias com crianças menores de 60 meses e descrever seu perfil sociodemográfico. Foram estudadas famílias com membros menores de 60 meses (n = 81), selecionadas a partir do prontuário da Estratégia Saúde da Família, no período de junho a setembro de 2007. A Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, versão brasileira do módulo de insegurança alimentar do United States Department of Agriculture, foi utilizada para diagnosticar Segurança/Insegurança Alimentar. Observou-se insegurança alimentar em 54,3% das famílias; dessas, 66,7% em Insegurança Alimentar Leve; 17,8% em Insegurança Alimentar Moderada; e 15,6% em Insegurança Alimentar Grave. As famílias em segurança alimentar apresentaram significativo consumo qualitativo diário de alimentos. Sugere-se, portanto, a necessidade de políticas públicas efetivas para apoiar as famílias na sua capacidade de elaborar estratégias para o enfrentamento do impacto das adversidades econômicas sobre a qualidade de suas dietas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/552
10.17058/cinergis.v8i2.552
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/552
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v8i2.552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/552/1032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 8 n. 2 (2007)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283472321150976