O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taques, Marcelo José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8917
Resumo: Este artigo tem por desígnio apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR e do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar e formação de professores – GEPEFE/CNPq. Objetivo: evidenciar alguns elementos básicos sobre os saberes e estratégias que os professores apresentam sobre o esporte e as ferramentas que podem ser adotadas com esse conhecimento, durante as aulas de Educação Física, nos anos finais do ensino fundamental. Método: a pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo; utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário aberto, destinado a todos os professores de Educação Física de duas instituições de ensino públicas estaduais do município de Guarapuava-PR. A técnica de análise de dados foi pautada na Análise de Conteúdo, a partir da delimitação da categorização, a qual foi desenvolvida a partir do agrupamento e da seleção das respostas que apresentavam semelhanças e significados relevantes para a reflexão da temática. Resultados: buscamos contribuir com reflexões, discussões e possíveis ações docentes para o ensino do esporte na escola, numa perspectiva pedagógica, bem como valorizar o processo de pesquisa que possibilitem novos estudos à luz do desenvolvimento do esporte no contexto escolar, uma vez que observamos que as práticas docentes são abordadas de diversas maneiras. Considerações finais: um processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas vem sendo desenvolvido no contexto do ensino fundamental; dessa forma, torna-se necessário uma sistematização do conhecimento e uma análise criteriosa na organização das estratégias metodológicas que podem ser adotadas.
id UNISC-1_8660b6ada5170c2deccc2144af60228d
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/8917
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação FísicaEsporte na escolaEstratégias de EnsinoIntervenção Docente.Este artigo tem por desígnio apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR e do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar e formação de professores – GEPEFE/CNPq. Objetivo: evidenciar alguns elementos básicos sobre os saberes e estratégias que os professores apresentam sobre o esporte e as ferramentas que podem ser adotadas com esse conhecimento, durante as aulas de Educação Física, nos anos finais do ensino fundamental. Método: a pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo; utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário aberto, destinado a todos os professores de Educação Física de duas instituições de ensino públicas estaduais do município de Guarapuava-PR. A técnica de análise de dados foi pautada na Análise de Conteúdo, a partir da delimitação da categorização, a qual foi desenvolvida a partir do agrupamento e da seleção das respostas que apresentavam semelhanças e significados relevantes para a reflexão da temática. Resultados: buscamos contribuir com reflexões, discussões e possíveis ações docentes para o ensino do esporte na escola, numa perspectiva pedagógica, bem como valorizar o processo de pesquisa que possibilitem novos estudos à luz do desenvolvimento do esporte no contexto escolar, uma vez que observamos que as práticas docentes são abordadas de diversas maneiras. Considerações finais: um processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas vem sendo desenvolvido no contexto do ensino fundamental; dessa forma, torna-se necessário uma sistematização do conhecimento e uma análise criteriosa na organização das estratégias metodológicas que podem ser adotadas.Universidade de Santa Cruz do Sul2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/891710.17058/cinergis.v18i3.8917Cinergis; v. 18 n. 3 (2017); 196-2032177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8917/6099Copyright (c) 2017 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaques, Marcelo JoséMadrid, Silvia Christina de Oliveira2017-06-30T13:47:57Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8917Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2017-06-30T13:47:57Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
title O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
Taques, Marcelo José
Esporte na escola
Estratégias de Ensino
Intervenção Docente.
title_short O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
title_full O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
title_sort O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física
author Taques, Marcelo José
author_facet Taques, Marcelo José
Madrid, Silvia Christina de Oliveira
author_role author
author2 Madrid, Silvia Christina de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taques, Marcelo José
Madrid, Silvia Christina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte na escola
Estratégias de Ensino
Intervenção Docente.
topic Esporte na escola
Estratégias de Ensino
Intervenção Docente.
description Este artigo tem por desígnio apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR e do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar e formação de professores – GEPEFE/CNPq. Objetivo: evidenciar alguns elementos básicos sobre os saberes e estratégias que os professores apresentam sobre o esporte e as ferramentas que podem ser adotadas com esse conhecimento, durante as aulas de Educação Física, nos anos finais do ensino fundamental. Método: a pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo; utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário aberto, destinado a todos os professores de Educação Física de duas instituições de ensino públicas estaduais do município de Guarapuava-PR. A técnica de análise de dados foi pautada na Análise de Conteúdo, a partir da delimitação da categorização, a qual foi desenvolvida a partir do agrupamento e da seleção das respostas que apresentavam semelhanças e significados relevantes para a reflexão da temática. Resultados: buscamos contribuir com reflexões, discussões e possíveis ações docentes para o ensino do esporte na escola, numa perspectiva pedagógica, bem como valorizar o processo de pesquisa que possibilitem novos estudos à luz do desenvolvimento do esporte no contexto escolar, uma vez que observamos que as práticas docentes são abordadas de diversas maneiras. Considerações finais: um processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas vem sendo desenvolvido no contexto do ensino fundamental; dessa forma, torna-se necessário uma sistematização do conhecimento e uma análise criteriosa na organização das estratégias metodológicas que podem ser adotadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8917
10.17058/cinergis.v18i3.8917
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8917
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v18i3.8917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8917/6099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 18 n. 3 (2017); 196-203
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283473711562752