As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687 |
Resumo: | Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física. |
id |
UNISC-1_9e3d427765e800f29b0b0d87b25bb0fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/5687 |
network_acronym_str |
UNISC-1 |
network_name_str |
Cinergis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RSEducação Física EscolarFormação ContinuadaTrabalho Pedagógico.Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física.Universidade de Santa Cruz do Sul2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/568710.17058/cinergis.v16i2.5687Cinergis; v. 16 n. 2 (2015)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687/4353Franchi, SilvesterDalla Nora, DaianeBuffon, ElcianaRibas, João Francisco Magnoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:08Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5687Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:08Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS |
title |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS |
spellingShingle |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS Franchi, Silvester Educação Física Escolar Formação Continuada Trabalho Pedagógico. |
title_short |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS |
title_full |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS |
title_fullStr |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS |
title_full_unstemmed |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS |
title_sort |
As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS |
author |
Franchi, Silvester |
author_facet |
Franchi, Silvester Dalla Nora, Daiane Buffon, Elciana Ribas, João Francisco Magno |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Nora, Daiane Buffon, Elciana Ribas, João Francisco Magno |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franchi, Silvester Dalla Nora, Daiane Buffon, Elciana Ribas, João Francisco Magno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Formação Continuada Trabalho Pedagógico. |
topic |
Educação Física Escolar Formação Continuada Trabalho Pedagógico. |
description |
Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687 10.17058/cinergis.v16i2.5687 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687 |
identifier_str_mv |
10.17058/cinergis.v16i2.5687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687/4353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cinergis; v. 16 n. 2 (2015) 2177-4005 reponame:Cinergis (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Cinergis (Online) |
collection |
Cinergis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com |
_version_ |
1809283472940859392 |