Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Evandro Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Timossi, Luciana da Silva, Santos, Ricardo Alfeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713
Resumo: Historicamente a disciplina de Educação Física foi ministrada sem o auxílio de livro didático distribuído pelo governo e que essa condição juntamente com outras problemáticas da área, justifica em parte, aulas dessa disciplina com métodos, conteúdos e pedagogia ultrapassados. No entanto, no ano de 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar quais os significados atribuídos ao LDP de Educação Física por professores dessa disciplina da rede estadual de ensino da cidade de Irati-PR. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa professores de Educação Física do Ensino Médio e a coleta dos dados foi por intermédio de um questionário com questões abertas e semi-abertas. Os resultados apontam para o fato de que os professores de Educação Física consideram o LDP um grande avanço no que diz respeito à histórica falta de materiais didáticos nas aulas de Educação Física e da mesma forma alegam que esse material possui um grande valor como meio de pesquisa juntamente com outros materiais didáticos, mas que para um melhor rendimento no processo ensino aprendizado necessita de transformações e ou adaptações. Portanto, é nítido que dificilmente vá existir um livro didático que supra todas as necessidades da Educação Física escolar, mas um conjunto de variados materiais pode vir a conseguir suprir parte das necessidades dessa disciplina nas diferentes regiões e culturas.
id UNISC-1_a914684107234ac4c355dfcf4043ff10
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/1713
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PREducação FísicaEscolaLivro Didático PúblicoHistoricamente a disciplina de Educação Física foi ministrada sem o auxílio de livro didático distribuído pelo governo e que essa condição juntamente com outras problemáticas da área, justifica em parte, aulas dessa disciplina com métodos, conteúdos e pedagogia ultrapassados. No entanto, no ano de 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar quais os significados atribuídos ao LDP de Educação Física por professores dessa disciplina da rede estadual de ensino da cidade de Irati-PR. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa professores de Educação Física do Ensino Médio e a coleta dos dados foi por intermédio de um questionário com questões abertas e semi-abertas. Os resultados apontam para o fato de que os professores de Educação Física consideram o LDP um grande avanço no que diz respeito à histórica falta de materiais didáticos nas aulas de Educação Física e da mesma forma alegam que esse material possui um grande valor como meio de pesquisa juntamente com outros materiais didáticos, mas que para um melhor rendimento no processo ensino aprendizado necessita de transformações e ou adaptações. Portanto, é nítido que dificilmente vá existir um livro didático que supra todas as necessidades da Educação Física escolar, mas um conjunto de variados materiais pode vir a conseguir suprir parte das necessidades dessa disciplina nas diferentes regiões e culturas.Universidade de Santa Cruz do Sul2010-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/171310.17058/cinergis.v10i2.1713Cinergis; v. 10 n. 2 (2009)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713/1169Alves, Evandro SilvaTimossi, Luciana da SilvaSantos, Ricardo Alfeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:01Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1713Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:01Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
title Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
spellingShingle Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
Alves, Evandro Silva
Educação Física
Escola
Livro Didático Público
title_short Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
title_full Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
title_fullStr Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
title_full_unstemmed Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
title_sort Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
author Alves, Evandro Silva
author_facet Alves, Evandro Silva
Timossi, Luciana da Silva
Santos, Ricardo Alfeu
author_role author
author2 Timossi, Luciana da Silva
Santos, Ricardo Alfeu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Evandro Silva
Timossi, Luciana da Silva
Santos, Ricardo Alfeu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Escola
Livro Didático Público
topic Educação Física
Escola
Livro Didático Público
description Historicamente a disciplina de Educação Física foi ministrada sem o auxílio de livro didático distribuído pelo governo e que essa condição juntamente com outras problemáticas da área, justifica em parte, aulas dessa disciplina com métodos, conteúdos e pedagogia ultrapassados. No entanto, no ano de 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar quais os significados atribuídos ao LDP de Educação Física por professores dessa disciplina da rede estadual de ensino da cidade de Irati-PR. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa professores de Educação Física do Ensino Médio e a coleta dos dados foi por intermédio de um questionário com questões abertas e semi-abertas. Os resultados apontam para o fato de que os professores de Educação Física consideram o LDP um grande avanço no que diz respeito à histórica falta de materiais didáticos nas aulas de Educação Física e da mesma forma alegam que esse material possui um grande valor como meio de pesquisa juntamente com outros materiais didáticos, mas que para um melhor rendimento no processo ensino aprendizado necessita de transformações e ou adaptações. Portanto, é nítido que dificilmente vá existir um livro didático que supra todas as necessidades da Educação Física escolar, mas um conjunto de variados materiais pode vir a conseguir suprir parte das necessidades dessa disciplina nas diferentes regiões e culturas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713
10.17058/cinergis.v10i2.1713
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v10i2.1713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713/1169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 10 n. 2 (2009)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283472429154304