Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713 |
Resumo: | Historicamente a disciplina de Educação Física foi ministrada sem o auxílio de livro didático distribuído pelo governo e que essa condição juntamente com outras problemáticas da área, justifica em parte, aulas dessa disciplina com métodos, conteúdos e pedagogia ultrapassados. No entanto, no ano de 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar quais os significados atribuídos ao LDP de Educação Física por professores dessa disciplina da rede estadual de ensino da cidade de Irati-PR. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa professores de Educação Física do Ensino Médio e a coleta dos dados foi por intermédio de um questionário com questões abertas e semi-abertas. Os resultados apontam para o fato de que os professores de Educação Física consideram o LDP um grande avanço no que diz respeito à histórica falta de materiais didáticos nas aulas de Educação Física e da mesma forma alegam que esse material possui um grande valor como meio de pesquisa juntamente com outros materiais didáticos, mas que para um melhor rendimento no processo ensino aprendizado necessita de transformações e ou adaptações. Portanto, é nítido que dificilmente vá existir um livro didático que supra todas as necessidades da Educação Física escolar, mas um conjunto de variados materiais pode vir a conseguir suprir parte das necessidades dessa disciplina nas diferentes regiões e culturas. |
id |
UNISC-1_a914684107234ac4c355dfcf4043ff10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/1713 |
network_acronym_str |
UNISC-1 |
network_name_str |
Cinergis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PREducação FísicaEscolaLivro Didático PúblicoHistoricamente a disciplina de Educação Física foi ministrada sem o auxílio de livro didático distribuído pelo governo e que essa condição juntamente com outras problemáticas da área, justifica em parte, aulas dessa disciplina com métodos, conteúdos e pedagogia ultrapassados. No entanto, no ano de 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar quais os significados atribuídos ao LDP de Educação Física por professores dessa disciplina da rede estadual de ensino da cidade de Irati-PR. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa professores de Educação Física do Ensino Médio e a coleta dos dados foi por intermédio de um questionário com questões abertas e semi-abertas. Os resultados apontam para o fato de que os professores de Educação Física consideram o LDP um grande avanço no que diz respeito à histórica falta de materiais didáticos nas aulas de Educação Física e da mesma forma alegam que esse material possui um grande valor como meio de pesquisa juntamente com outros materiais didáticos, mas que para um melhor rendimento no processo ensino aprendizado necessita de transformações e ou adaptações. Portanto, é nítido que dificilmente vá existir um livro didático que supra todas as necessidades da Educação Física escolar, mas um conjunto de variados materiais pode vir a conseguir suprir parte das necessidades dessa disciplina nas diferentes regiões e culturas.Universidade de Santa Cruz do Sul2010-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/171310.17058/cinergis.v10i2.1713Cinergis; v. 10 n. 2 (2009)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713/1169Alves, Evandro SilvaTimossi, Luciana da SilvaSantos, Ricardo Alfeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:01Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1713Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:01Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR |
title |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR |
spellingShingle |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR Alves, Evandro Silva Educação Física Escola Livro Didático Público |
title_short |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR |
title_full |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR |
title_fullStr |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR |
title_full_unstemmed |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR |
title_sort |
Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR |
author |
Alves, Evandro Silva |
author_facet |
Alves, Evandro Silva Timossi, Luciana da Silva Santos, Ricardo Alfeu |
author_role |
author |
author2 |
Timossi, Luciana da Silva Santos, Ricardo Alfeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Evandro Silva Timossi, Luciana da Silva Santos, Ricardo Alfeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escola Livro Didático Público |
topic |
Educação Física Escola Livro Didático Público |
description |
Historicamente a disciplina de Educação Física foi ministrada sem o auxílio de livro didático distribuído pelo governo e que essa condição juntamente com outras problemáticas da área, justifica em parte, aulas dessa disciplina com métodos, conteúdos e pedagogia ultrapassados. No entanto, no ano de 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar quais os significados atribuídos ao LDP de Educação Física por professores dessa disciplina da rede estadual de ensino da cidade de Irati-PR. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa professores de Educação Física do Ensino Médio e a coleta dos dados foi por intermédio de um questionário com questões abertas e semi-abertas. Os resultados apontam para o fato de que os professores de Educação Física consideram o LDP um grande avanço no que diz respeito à histórica falta de materiais didáticos nas aulas de Educação Física e da mesma forma alegam que esse material possui um grande valor como meio de pesquisa juntamente com outros materiais didáticos, mas que para um melhor rendimento no processo ensino aprendizado necessita de transformações e ou adaptações. Portanto, é nítido que dificilmente vá existir um livro didático que supra todas as necessidades da Educação Física escolar, mas um conjunto de variados materiais pode vir a conseguir suprir parte das necessidades dessa disciplina nas diferentes regiões e culturas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713 10.17058/cinergis.v10i2.1713 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713 |
identifier_str_mv |
10.17058/cinergis.v10i2.1713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1713/1169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cinergis; v. 10 n. 2 (2009) 2177-4005 reponame:Cinergis (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Cinergis (Online) |
collection |
Cinergis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com |
_version_ |
1809283472429154304 |