Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, karina Langone
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vaghetti, Cesar Augusto Otero, Mazza, Sheynara Emi Ito, Corrêa, Leandro Quadro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4431
Resumo: Objetivo: descrever e analisar as características comportamentais de alunos do 6º ano de uma escola pública municipal da cidade de Rio Grande-RS, além de verificar qual sua percepção sobre a utilização dos Exergames nas aulas de Educação Física. Método: estudo descritivo observacional, com delineamento transversal, realizado no segundo semestre de 2013, contou com a participação de 48 alunos, de ambos os sexos, com média de idade de 12,4±1,2 anos. Resultados: destes, 48,3% apresentaram IMC de sobrepeso/obesidade, 45,8% foram classificados como ativos, quando não consideradas as aulas de EF na escola, 58,2% relataram permanecer três horas ou mais por dia à frente do computador, 62,4% relataram permanecer três horas ou mais por dia frente da TV e 45,9% relataram jogar videogame, três horas ou mais por dia. Dos alunos estudados, 89,6% relataram ter gostado das aulas com exergames. Considerações finais: com os resultados obtidos, notou-se que a prevalência de sedentarismo entre os escolares foi elevada, assim como o tempo sedentário à frente da TV, do computador e do videogame; e ainda que a grande maioria dos escolares estudados estão abertos à proposta de utilização de nova ferramenta nas aulas de Educação Física.
id UNISC-1_e7415632eebf173a6f58daf2eb9d5e59
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/4431
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação físicaExergamesEducação FísicaComportamentoObjetivo: descrever e analisar as características comportamentais de alunos do 6º ano de uma escola pública municipal da cidade de Rio Grande-RS, além de verificar qual sua percepção sobre a utilização dos Exergames nas aulas de Educação Física. Método: estudo descritivo observacional, com delineamento transversal, realizado no segundo semestre de 2013, contou com a participação de 48 alunos, de ambos os sexos, com média de idade de 12,4±1,2 anos. Resultados: destes, 48,3% apresentaram IMC de sobrepeso/obesidade, 45,8% foram classificados como ativos, quando não consideradas as aulas de EF na escola, 58,2% relataram permanecer três horas ou mais por dia à frente do computador, 62,4% relataram permanecer três horas ou mais por dia frente da TV e 45,9% relataram jogar videogame, três horas ou mais por dia. Dos alunos estudados, 89,6% relataram ter gostado das aulas com exergames. Considerações finais: com os resultados obtidos, notou-se que a prevalência de sedentarismo entre os escolares foi elevada, assim como o tempo sedentário à frente da TV, do computador e do videogame; e ainda que a grande maioria dos escolares estudados estão abertos à proposta de utilização de nova ferramenta nas aulas de Educação Física.Universidade de Santa Cruz do Sul2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/443110.17058/cinergis.v15i2.4431Cinergis; v. 15 n. 2 (2014)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4431/3757Vieira, karina LangoneVaghetti, Cesar Augusto OteroMazza, Sheynara Emi ItoCorrêa, Leandro Quadroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:05Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4431Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:05Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
title Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
spellingShingle Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
Vieira, karina Langone
Exergames
Educação Física
Comportamento
title_short Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
title_full Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
title_fullStr Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
title_sort Características comportamentais de escolares e sua percepção sobre a utilização dos exergames nas aulas de educação física
author Vieira, karina Langone
author_facet Vieira, karina Langone
Vaghetti, Cesar Augusto Otero
Mazza, Sheynara Emi Ito
Corrêa, Leandro Quadro
author_role author
author2 Vaghetti, Cesar Augusto Otero
Mazza, Sheynara Emi Ito
Corrêa, Leandro Quadro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, karina Langone
Vaghetti, Cesar Augusto Otero
Mazza, Sheynara Emi Ito
Corrêa, Leandro Quadro
dc.subject.por.fl_str_mv Exergames
Educação Física
Comportamento
topic Exergames
Educação Física
Comportamento
description Objetivo: descrever e analisar as características comportamentais de alunos do 6º ano de uma escola pública municipal da cidade de Rio Grande-RS, além de verificar qual sua percepção sobre a utilização dos Exergames nas aulas de Educação Física. Método: estudo descritivo observacional, com delineamento transversal, realizado no segundo semestre de 2013, contou com a participação de 48 alunos, de ambos os sexos, com média de idade de 12,4±1,2 anos. Resultados: destes, 48,3% apresentaram IMC de sobrepeso/obesidade, 45,8% foram classificados como ativos, quando não consideradas as aulas de EF na escola, 58,2% relataram permanecer três horas ou mais por dia à frente do computador, 62,4% relataram permanecer três horas ou mais por dia frente da TV e 45,9% relataram jogar videogame, três horas ou mais por dia. Dos alunos estudados, 89,6% relataram ter gostado das aulas com exergames. Considerações finais: com os resultados obtidos, notou-se que a prevalência de sedentarismo entre os escolares foi elevada, assim como o tempo sedentário à frente da TV, do computador e do videogame; e ainda que a grande maioria dos escolares estudados estão abertos à proposta de utilização de nova ferramenta nas aulas de Educação Física.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4431
10.17058/cinergis.v15i2.4431
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4431
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v15i2.4431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4431/3757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 15 n. 2 (2014)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283472861167616