Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391 |
Resumo: | A flexibilização e a precarização do trabalho na pós-modernidade contribuem para que, no exercício profissional da atividade docente, encontrem-se diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Assim, muitos profissionais são submetidos a fatores que podem provocar a Síndrome de Burnout. Ao estudar o Burnout, grande número de pesquisas tem se utilizado de métodos quantitativos, que definem previamente seus objetivos de avaliação. Como uma alternativa a esta tendência, o presente trabalho se utilizou do campo qualitativo, pautando sua pesquisa no modelo Biográfico de Kelchtermans, para analisar preditores da Síndrome de Burnout em 11 professores do Ensino Médio de dois colégios da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS. Os resultados obtidos apontam para a presença de significativos níveis de Exaustão Emocional e Baixa Realização Profissional, duas das três subescalas que caracterizam a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Professores, Síndrome de Burnout, Psicologia. |
id |
UNISC-2_08c69af0027d8bc8740b7c240a133fd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/7391 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de KelchtermansProfessoresSíndrome de BurnoutPsicologia.A flexibilização e a precarização do trabalho na pós-modernidade contribuem para que, no exercício profissional da atividade docente, encontrem-se diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Assim, muitos profissionais são submetidos a fatores que podem provocar a Síndrome de Burnout. Ao estudar o Burnout, grande número de pesquisas tem se utilizado de métodos quantitativos, que definem previamente seus objetivos de avaliação. Como uma alternativa a esta tendência, o presente trabalho se utilizou do campo qualitativo, pautando sua pesquisa no modelo Biográfico de Kelchtermans, para analisar preditores da Síndrome de Burnout em 11 professores do Ensino Médio de dois colégios da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS. Os resultados obtidos apontam para a presença de significativos níveis de Exaustão Emocional e Baixa Realização Profissional, duas das três subescalas que caracterizam a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Professores, Síndrome de Burnout, Psicologia.Unisc2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/739110.17058/barbaroi.v0i46.7391Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 81-971982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391/5981Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaupp, Luciane MarquesJustin, Douglas Eliesler Justen Eliesler2018-12-10T12:27:33Zoai:ojs.online.unisc.br:article/7391Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2018-12-10T12:27:33Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans |
title |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans |
spellingShingle |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans Raupp, Luciane Marques Professores Síndrome de Burnout Psicologia. |
title_short |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans |
title_full |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans |
title_fullStr |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans |
title_sort |
Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans |
author |
Raupp, Luciane Marques |
author_facet |
Raupp, Luciane Marques Justin, Douglas Eliesler Justen Eliesler |
author_role |
author |
author2 |
Justin, Douglas Eliesler Justen Eliesler |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raupp, Luciane Marques Justin, Douglas Eliesler Justen Eliesler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Síndrome de Burnout Psicologia. |
topic |
Professores Síndrome de Burnout Psicologia. |
description |
A flexibilização e a precarização do trabalho na pós-modernidade contribuem para que, no exercício profissional da atividade docente, encontrem-se diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Assim, muitos profissionais são submetidos a fatores que podem provocar a Síndrome de Burnout. Ao estudar o Burnout, grande número de pesquisas tem se utilizado de métodos quantitativos, que definem previamente seus objetivos de avaliação. Como uma alternativa a esta tendência, o presente trabalho se utilizou do campo qualitativo, pautando sua pesquisa no modelo Biográfico de Kelchtermans, para analisar preditores da Síndrome de Burnout em 11 professores do Ensino Médio de dois colégios da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS. Os resultados obtidos apontam para a presença de significativos níveis de Exaustão Emocional e Baixa Realização Profissional, duas das três subescalas que caracterizam a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Professores, Síndrome de Burnout, Psicologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391 10.17058/barbaroi.v0i46.7391 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i46.7391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391/5981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 81-97 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219565355958272 |