Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raupp, Luciane Marques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Justin, Douglas Eliesler Justen Eliesler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391
Resumo: A flexibilização e a precarização do trabalho na pós-modernidade contribuem para que, no exercício profissional da atividade docente, encontrem-se diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Assim, muitos profissionais são submetidos a fatores que podem provocar a Síndrome de Burnout. Ao estudar o Burnout, grande número de pesquisas tem se utilizado de métodos quantitativos, que definem previamente seus objetivos de avaliação. Como uma alternativa a esta tendência, o presente trabalho se utilizou do campo qualitativo, pautando sua pesquisa no modelo Biográfico de Kelchtermans, para analisar preditores da Síndrome de Burnout em 11 professores do Ensino Médio de dois colégios da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS. Os resultados obtidos apontam para a presença de significativos níveis de Exaustão Emocional e Baixa Realização Profissional, duas das três subescalas que caracterizam a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Professores, Síndrome de Burnout, Psicologia.
id UNISC-2_08c69af0027d8bc8740b7c240a133fd3
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/7391
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de KelchtermansProfessoresSíndrome de BurnoutPsicologia.A flexibilização e a precarização do trabalho na pós-modernidade contribuem para que, no exercício profissional da atividade docente, encontrem-se diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Assim, muitos profissionais são submetidos a fatores que podem provocar a Síndrome de Burnout. Ao estudar o Burnout, grande número de pesquisas tem se utilizado de métodos quantitativos, que definem previamente seus objetivos de avaliação. Como uma alternativa a esta tendência, o presente trabalho se utilizou do campo qualitativo, pautando sua pesquisa no modelo Biográfico de Kelchtermans, para analisar preditores da Síndrome de Burnout em 11 professores do Ensino Médio de dois colégios da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS. Os resultados obtidos apontam para a presença de significativos níveis de Exaustão Emocional e Baixa Realização Profissional, duas das três subescalas que caracterizam a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Professores, Síndrome de Burnout, Psicologia.Unisc2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/739110.17058/barbaroi.v0i46.7391Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 81-971982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391/5981Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaupp, Luciane MarquesJustin, Douglas Eliesler Justen Eliesler2018-12-10T12:27:33Zoai:ojs.online.unisc.br:article/7391Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2018-12-10T12:27:33Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
title Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
spellingShingle Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
Raupp, Luciane Marques
Professores
Síndrome de Burnout
Psicologia.
title_short Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
title_full Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
title_fullStr Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
title_full_unstemmed Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
title_sort Síndrome de Bournout em professores do ensino médio: um estudo qualitativo baseado no modelo biográfico de Kelchtermans
author Raupp, Luciane Marques
author_facet Raupp, Luciane Marques
Justin, Douglas Eliesler Justen Eliesler
author_role author
author2 Justin, Douglas Eliesler Justen Eliesler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raupp, Luciane Marques
Justin, Douglas Eliesler Justen Eliesler
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Síndrome de Burnout
Psicologia.
topic Professores
Síndrome de Burnout
Psicologia.
description A flexibilização e a precarização do trabalho na pós-modernidade contribuem para que, no exercício profissional da atividade docente, encontrem-se diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Assim, muitos profissionais são submetidos a fatores que podem provocar a Síndrome de Burnout. Ao estudar o Burnout, grande número de pesquisas tem se utilizado de métodos quantitativos, que definem previamente seus objetivos de avaliação. Como uma alternativa a esta tendência, o presente trabalho se utilizou do campo qualitativo, pautando sua pesquisa no modelo Biográfico de Kelchtermans, para analisar preditores da Síndrome de Burnout em 11 professores do Ensino Médio de dois colégios da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS. Os resultados obtidos apontam para a presença de significativos níveis de Exaustão Emocional e Baixa Realização Profissional, duas das três subescalas que caracterizam a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Professores, Síndrome de Burnout, Psicologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391
10.17058/barbaroi.v0i46.7391
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i46.7391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7391/5981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 81-97
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565355958272