Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Júlio César Apolinário
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14766
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica objetivada a compreender o sentido dado à dinâmica curricular a partir das nuances sócio‐político‐culturais que se protagonizaram nos Estados Unidos da América durante o primeiro meado do século passado. Configura-se em cinco tópicos consequentes, a partir de um espectro histórico, que discorrem desde o processo de institucionalização da educação em massa, fomentador do surgimento da Teoria Curricular Tradicional (primórdios do século passado), até o momento de crise da proposta curricular de Tyler (meados do século XX). Também é alvo de especulação deste estudo, no decorrer do trajeto histórico considerado, evidenciar as contribuições de Dewey e Bobbit frente à Teoria Tradicional do Currículo. O esforço de síntese paira sobre o desfalecimento desta perspectiva curricular frente à necessidade humana pela reconfiguração do abarrotado cenário educacional norte-americano.
id UNISC-2_38b3ff0e3a8b1e3fe0df05455fef5ed4
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14766
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XXHistória do currículoteoria curricularpedagogia tradicional.O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica objetivada a compreender o sentido dado à dinâmica curricular a partir das nuances sócio‐político‐culturais que se protagonizaram nos Estados Unidos da América durante o primeiro meado do século passado. Configura-se em cinco tópicos consequentes, a partir de um espectro histórico, que discorrem desde o processo de institucionalização da educação em massa, fomentador do surgimento da Teoria Curricular Tradicional (primórdios do século passado), até o momento de crise da proposta curricular de Tyler (meados do século XX). Também é alvo de especulação deste estudo, no decorrer do trajeto histórico considerado, evidenciar as contribuições de Dewey e Bobbit frente à Teoria Tradicional do Currículo. O esforço de síntese paira sobre o desfalecimento desta perspectiva curricular frente à necessidade humana pela reconfiguração do abarrotado cenário educacional norte-americano.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1476610.17058/barbaroi.v0i0.14766Barbarói; n. 56 (2020); 282-2941982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14766/8873Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Júlio César Apolinário2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14766Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
title Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
spellingShingle Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
Maia, Júlio César Apolinário
História do currículo
teoria curricular
pedagogia tradicional.
title_short Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
title_full Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
title_fullStr Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
title_full_unstemmed Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
title_sort Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
author Maia, Júlio César Apolinário
author_facet Maia, Júlio César Apolinário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Júlio César Apolinário
dc.subject.por.fl_str_mv História do currículo
teoria curricular
pedagogia tradicional.
topic História do currículo
teoria curricular
pedagogia tradicional.
description O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica objetivada a compreender o sentido dado à dinâmica curricular a partir das nuances sócio‐político‐culturais que se protagonizaram nos Estados Unidos da América durante o primeiro meado do século passado. Configura-se em cinco tópicos consequentes, a partir de um espectro histórico, que discorrem desde o processo de institucionalização da educação em massa, fomentador do surgimento da Teoria Curricular Tradicional (primórdios do século passado), até o momento de crise da proposta curricular de Tyler (meados do século XX). Também é alvo de especulação deste estudo, no decorrer do trajeto histórico considerado, evidenciar as contribuições de Dewey e Bobbit frente à Teoria Tradicional do Currículo. O esforço de síntese paira sobre o desfalecimento desta perspectiva curricular frente à necessidade humana pela reconfiguração do abarrotado cenário educacional norte-americano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14766
10.17058/barbaroi.v0i0.14766
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14766
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14766/8873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 56 (2020); 282-294
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565861371904