Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14766 |
Resumo: | O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica objetivada a compreender o sentido dado à dinâmica curricular a partir das nuances sócio‐político‐culturais que se protagonizaram nos Estados Unidos da América durante o primeiro meado do século passado. Configura-se em cinco tópicos consequentes, a partir de um espectro histórico, que discorrem desde o processo de institucionalização da educação em massa, fomentador do surgimento da Teoria Curricular Tradicional (primórdios do século passado), até o momento de crise da proposta curricular de Tyler (meados do século XX). Também é alvo de especulação deste estudo, no decorrer do trajeto histórico considerado, evidenciar as contribuições de Dewey e Bobbit frente à Teoria Tradicional do Currículo. O esforço de síntese paira sobre o desfalecimento desta perspectiva curricular frente à necessidade humana pela reconfiguração do abarrotado cenário educacional norte-americano. |
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