TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Leane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zancanella, Sabrina, Baseggio, Denice Bortolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3073
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem grande importância nos dias atuais, em decorrência do grande número de casos diagnosticados e medicados. Do mesmo modo, isso apresenta-se nas escolas com o agravante da socialização, que, muitas vezes, não atende às expectativas dessa fase do desenvolvimento. Neste momento, a socialização passa do núcleo familiar para um ambiente mais amplo – o escolar, com professores e colegas. O presente artigo tem por objetivo compreender o conhecimento que a escola tem sobre o TDAH, evidenciando qual o seu papel frente ao transtorno, bem como abordar de modo consistente a necessidade de distinguir o normal do patológico. O levantamento de dados referentes aos objetivos corrobora com a metodologia descritiva que se deu através da pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou a importância de os professores estarem capacitados para enfrentar a subjetividade, visando considerar emoções, sentimentos e comportamentos inerentes a cada indivíduo e também acentuar a relevância dos consultores inseridos no âmbito escolar.
id UNISC-2_47980ed0b1d1ff60167cab9e9d398078
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/3073
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLATDAH. Subjetividade. Escola.O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem grande importância nos dias atuais, em decorrência do grande número de casos diagnosticados e medicados. Do mesmo modo, isso apresenta-se nas escolas com o agravante da socialização, que, muitas vezes, não atende às expectativas dessa fase do desenvolvimento. Neste momento, a socialização passa do núcleo familiar para um ambiente mais amplo – o escolar, com professores e colegas. O presente artigo tem por objetivo compreender o conhecimento que a escola tem sobre o TDAH, evidenciando qual o seu papel frente ao transtorno, bem como abordar de modo consistente a necessidade de distinguir o normal do patológico. O levantamento de dados referentes aos objetivos corrobora com a metodologia descritiva que se deu através da pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou a importância de os professores estarem capacitados para enfrentar a subjetividade, visando considerar emoções, sentimentos e comportamentos inerentes a cada indivíduo e também acentuar a relevância dos consultores inseridos no âmbito escolar.Unisc2014-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/307310.17058/barbaroi.v0i39.3073Barbarói; Nº 39 ANO 2013/2; 149-1631982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3073/3058Domingues, LeaneZancanella, SabrinaBaseggio, Denice Bortolininfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/3073Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
title TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
spellingShingle TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
Domingues, Leane
TDAH. Subjetividade. Escola.
title_short TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
title_full TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
title_fullStr TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
title_full_unstemmed TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
title_sort TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA
author Domingues, Leane
author_facet Domingues, Leane
Zancanella, Sabrina
Baseggio, Denice Bortolin
author_role author
author2 Zancanella, Sabrina
Baseggio, Denice Bortolin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Leane
Zancanella, Sabrina
Baseggio, Denice Bortolin
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH. Subjetividade. Escola.
topic TDAH. Subjetividade. Escola.
description O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem grande importância nos dias atuais, em decorrência do grande número de casos diagnosticados e medicados. Do mesmo modo, isso apresenta-se nas escolas com o agravante da socialização, que, muitas vezes, não atende às expectativas dessa fase do desenvolvimento. Neste momento, a socialização passa do núcleo familiar para um ambiente mais amplo – o escolar, com professores e colegas. O presente artigo tem por objetivo compreender o conhecimento que a escola tem sobre o TDAH, evidenciando qual o seu papel frente ao transtorno, bem como abordar de modo consistente a necessidade de distinguir o normal do patológico. O levantamento de dados referentes aos objetivos corrobora com a metodologia descritiva que se deu através da pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou a importância de os professores estarem capacitados para enfrentar a subjetividade, visando considerar emoções, sentimentos e comportamentos inerentes a cada indivíduo e também acentuar a relevância dos consultores inseridos no âmbito escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3073
10.17058/barbaroi.v0i39.3073
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3073
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i39.3073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3073/3058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 39 ANO 2013/2; 149-163
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564659703808