CONVERSAS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AGRESSIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Letícia Bianquini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Prodócimo, Nayara Fileni, Serralha, Conceição Aparecida, Scorsolini-Comin, Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3575
Resumo: Este relato de experiência profissional teve por objetivo apresentar e discutir a implementação e o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária relacionado à agressividade na infância, junto a profissionais da educação infantil, realizado em pré-escolas e creches filantrópicas de um município de Minas Gerais (MG). O referencial adotado foi o da psicanálise winnicottiana. O conceito de agressividade foi discutido em termos de suas implicações para o desenvolvimento do educando dentro e fora do contexto escolar. A partir da análise das observações e das avaliações dos educadores participantes, constataram-se relatos de maior segurança para a identificação de comportamentos agressivos nas crianças e para o desenvolvimento de estratégias de atuação em sala de aula. Apesar de a intervenção ter sido pontual, destaca-se a importância da extensão universitária como um espaço de reflexão sobre a prática aliada a conhecimentos científicos, que deve considerar o contexto e a autonomia dos agentes envolvidos.
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