O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Leila Portella
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Quintana, Alberto Manuel, Weissheimer, Taiane Klein dos Santos, Barbieri, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3496
Resumo: O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que investigou a maneira pela qual é abordada a temática da morte no contexto escolar. Buscou-se compreender os fatores que podem dificultar essa abordagem ou, ao contrário, contribuir na instrumentalização dos professores no desenvolvimento de um trabalho educativo que contemple o tema da morte. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais em educação em três escolas particulares de ensino fundamental e foram interpretadas através da análise de conteúdo. As categorias emergentes foram: a morte, as crenças, o conhecimento; a escola, a mídia e a questão da morte; lutos na escola: articulações com a família, ressignificações das lembranças, o amparo do grupo; o professor e a morte: sentimentos, dificuldades e resistências. Conclui-se que as questões trazidas pelos educadores devem ser consideradas em iniciativas voltadas para a inserção da temática da morte no contexto escolar e em todos os níveis de ensino.
id UNISC-2_5dc58349a89f4d2d108ebf69b6fd8f06
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/3496
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexãoeducação para a mortetanatologiapsicologia da saúdeO presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que investigou a maneira pela qual é abordada a temática da morte no contexto escolar. Buscou-se compreender os fatores que podem dificultar essa abordagem ou, ao contrário, contribuir na instrumentalização dos professores no desenvolvimento de um trabalho educativo que contemple o tema da morte. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais em educação em três escolas particulares de ensino fundamental e foram interpretadas através da análise de conteúdo. As categorias emergentes foram: a morte, as crenças, o conhecimento; a escola, a mídia e a questão da morte; lutos na escola: articulações com a família, ressignificações das lembranças, o amparo do grupo; o professor e a morte: sentimentos, dificuldades e resistências. Conclui-se que as questões trazidas pelos educadores devem ser consideradas em iniciativas voltadas para a inserção da temática da morte no contexto escolar e em todos os níveis de ensino.Unisc2015-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/349610.17058/barbaroi.v0i0.3496Barbarói; Nº 43 ANO 2015/1; 48-711982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3496/4408Fronza, Leila PortellaQuintana, Alberto ManuelWeissheimer, Taiane Klein dos SantosBarbieri, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:07Zoai:ojs.online.unisc.br:article/3496Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:01:07Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
title O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
spellingShingle O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
Fronza, Leila Portella
educação para a morte
tanatologia
psicologia da saúde
title_short O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
title_full O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
title_fullStr O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
title_full_unstemmed O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
title_sort O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão
author Fronza, Leila Portella
author_facet Fronza, Leila Portella
Quintana, Alberto Manuel
Weissheimer, Taiane Klein dos Santos
Barbieri, Ângela
author_role author
author2 Quintana, Alberto Manuel
Weissheimer, Taiane Klein dos Santos
Barbieri, Ângela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Leila Portella
Quintana, Alberto Manuel
Weissheimer, Taiane Klein dos Santos
Barbieri, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv educação para a morte
tanatologia
psicologia da saúde
topic educação para a morte
tanatologia
psicologia da saúde
description O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que investigou a maneira pela qual é abordada a temática da morte no contexto escolar. Buscou-se compreender os fatores que podem dificultar essa abordagem ou, ao contrário, contribuir na instrumentalização dos professores no desenvolvimento de um trabalho educativo que contemple o tema da morte. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais em educação em três escolas particulares de ensino fundamental e foram interpretadas através da análise de conteúdo. As categorias emergentes foram: a morte, as crenças, o conhecimento; a escola, a mídia e a questão da morte; lutos na escola: articulações com a família, ressignificações das lembranças, o amparo do grupo; o professor e a morte: sentimentos, dificuldades e resistências. Conclui-se que as questões trazidas pelos educadores devem ser consideradas em iniciativas voltadas para a inserção da temática da morte no contexto escolar e em todos os níveis de ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3496
10.17058/barbaroi.v0i0.3496
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3496
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.3496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3496/4408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 43 ANO 2015/1; 48-71
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564940722176