O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407 |
Resumo: | O objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior. |
id |
UNISC-2_6c20ddedb0e4218a5e3faa80a87c07e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/6407 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço SocialO objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior.Unisc2020-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/640710.17058/barbaroi.v0i57.6407Barbarói; n. 57 (2020); 218-2381982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407/9208Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBissoto, Maria LuisaVicente, Maria Isabel2020-09-25T20:54:59Zoai:ojs.online.unisc.br:article/6407Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-09-25T20:54:59Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social |
title |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social |
spellingShingle |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social Bissoto, Maria Luisa |
title_short |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social |
title_full |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social |
title_fullStr |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social |
title_full_unstemmed |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social |
title_sort |
O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social |
author |
Bissoto, Maria Luisa |
author_facet |
Bissoto, Maria Luisa Vicente, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Vicente, Maria Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bissoto, Maria Luisa Vicente, Maria Isabel |
description |
O objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407 10.17058/barbaroi.v0i57.6407 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i57.6407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407/9208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; n. 57 (2020); 218-238 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1814254470141313024 |