O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bissoto, Maria Luisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vicente, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407
Resumo: O objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior.
id UNISC-2_6c20ddedb0e4218a5e3faa80a87c07e7
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/6407
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço SocialO objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior.Unisc2020-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/640710.17058/barbaroi.v0i57.6407Barbarói; n. 57 (2020); 218-2381982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407/9208Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBissoto, Maria LuisaVicente, Maria Isabel2020-09-25T20:54:59Zoai:ojs.online.unisc.br:article/6407Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-09-25T20:54:59Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
title O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
spellingShingle O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
Bissoto, Maria Luisa
title_short O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
title_full O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
title_fullStr O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
title_full_unstemmed O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
title_sort O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
author Bissoto, Maria Luisa
author_facet Bissoto, Maria Luisa
Vicente, Maria Isabel
author_role author
author2 Vicente, Maria Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bissoto, Maria Luisa
Vicente, Maria Isabel
description O objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407
10.17058/barbaroi.v0i57.6407
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i57.6407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6407/9208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 57 (2020); 218-238
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254470141313024