COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
DOI: | 10.17058/barbaroi.v2i41.4319 |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319 |
Resumo: | Este artigo discute a concepção do coordenador pedagógico acerca das dificuldades no processo de escolarização. O texto traz algumas análises derivadas da pesquisa intitulada “Salas de Apoio Pedagógico e Coordenação Pedagógica: Implicações no Trabalho Docente”. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com cinco coordenadores pedagógicos da rede municipal de uma cidade no norte catarinense que abrigavam sala de apoio pedagógico em suas escolas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, de acordo com Franco (2008) e Bardin (2011). Como referenciais teóricos foram utilizados aqueles que tomam como objeto de estudo o Coordenador Pedagógico, questões referentes à formação e ao trabalho docente, e processo de escolarização, tais como Canário (2005), Ezpeleta e Rockwell (2007), Ropelato (2003), Gualtieri e Lugli (2012), Escabora (2006) entre outros. Contudo, duas referências são destacadas: Schulze (2012) e Rosskamp (2013), por auxiliarem a compreender a Sala de Apoio Pedagógico neste Município. Os resultados apontam que os coordenadores entrevistados devido à rotina permeada por urgências, bem como uma insuficiente formação que discuta criticamente as dificuldades no processo de escolarização, acabam pautando as suas concepções em questões biologizantes ou sociais, implicando na descaracterização do fazer pedagógico, o que acaba muitas vezes endossando o discurso culpabilizante do aluno. Desta forma, o coordenador perde a oportunidade de junto com a equipe escolar repensar as práticas pedagógicas e seus determinantes. |
id |
UNISC-2_8057003fe48604b1424e539e479a2ed2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/4319 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
spelling |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃOCoordenador PedagógicoSala de Apoio PedagógicoEducação InclusivaEste artigo discute a concepção do coordenador pedagógico acerca das dificuldades no processo de escolarização. O texto traz algumas análises derivadas da pesquisa intitulada “Salas de Apoio Pedagógico e Coordenação Pedagógica: Implicações no Trabalho Docente”. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com cinco coordenadores pedagógicos da rede municipal de uma cidade no norte catarinense que abrigavam sala de apoio pedagógico em suas escolas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, de acordo com Franco (2008) e Bardin (2011). Como referenciais teóricos foram utilizados aqueles que tomam como objeto de estudo o Coordenador Pedagógico, questões referentes à formação e ao trabalho docente, e processo de escolarização, tais como Canário (2005), Ezpeleta e Rockwell (2007), Ropelato (2003), Gualtieri e Lugli (2012), Escabora (2006) entre outros. Contudo, duas referências são destacadas: Schulze (2012) e Rosskamp (2013), por auxiliarem a compreender a Sala de Apoio Pedagógico neste Município. Os resultados apontam que os coordenadores entrevistados devido à rotina permeada por urgências, bem como uma insuficiente formação que discuta criticamente as dificuldades no processo de escolarização, acabam pautando as suas concepções em questões biologizantes ou sociais, implicando na descaracterização do fazer pedagógico, o que acaba muitas vezes endossando o discurso culpabilizante do aluno. Desta forma, o coordenador perde a oportunidade de junto com a equipe escolar repensar as práticas pedagógicas e seus determinantes.Unisc2015-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/431910.17058/barbaroi.v2i41.4319Barbarói; Nº 41 ANO 2014/2; 189-2051982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319/3830Venancio, Aline oliveiraCordeiro, Aliciene Fusca Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:07Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4319Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:01:07Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
title |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
spellingShingle |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO Venancio, Aline oliveira Coordenador Pedagógico Sala de Apoio Pedagógico Educação Inclusiva Venancio, Aline oliveira Coordenador Pedagógico Sala de Apoio Pedagógico Educação Inclusiva |
title_short |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
title_full |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
title_fullStr |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
title_sort |
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
author |
Venancio, Aline oliveira |
author_facet |
Venancio, Aline oliveira Venancio, Aline oliveira Cordeiro, Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venancio, Aline oliveira Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico Sala de Apoio Pedagógico Educação Inclusiva |
topic |
Coordenador Pedagógico Sala de Apoio Pedagógico Educação Inclusiva |
description |
Este artigo discute a concepção do coordenador pedagógico acerca das dificuldades no processo de escolarização. O texto traz algumas análises derivadas da pesquisa intitulada “Salas de Apoio Pedagógico e Coordenação Pedagógica: Implicações no Trabalho Docente”. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com cinco coordenadores pedagógicos da rede municipal de uma cidade no norte catarinense que abrigavam sala de apoio pedagógico em suas escolas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, de acordo com Franco (2008) e Bardin (2011). Como referenciais teóricos foram utilizados aqueles que tomam como objeto de estudo o Coordenador Pedagógico, questões referentes à formação e ao trabalho docente, e processo de escolarização, tais como Canário (2005), Ezpeleta e Rockwell (2007), Ropelato (2003), Gualtieri e Lugli (2012), Escabora (2006) entre outros. Contudo, duas referências são destacadas: Schulze (2012) e Rosskamp (2013), por auxiliarem a compreender a Sala de Apoio Pedagógico neste Município. Os resultados apontam que os coordenadores entrevistados devido à rotina permeada por urgências, bem como uma insuficiente formação que discuta criticamente as dificuldades no processo de escolarização, acabam pautando as suas concepções em questões biologizantes ou sociais, implicando na descaracterização do fazer pedagógico, o que acaba muitas vezes endossando o discurso culpabilizante do aluno. Desta forma, o coordenador perde a oportunidade de junto com a equipe escolar repensar as práticas pedagógicas e seus determinantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319 10.17058/barbaroi.v2i41.4319 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v2i41.4319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319/3830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; Nº 41 ANO 2014/2; 189-205 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1822179355993833472 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17058/barbaroi.v2i41.4319 |