COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Aline oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
DOI: 10.17058/barbaroi.v2i41.4319
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319
Resumo: Este artigo discute a concepção do coordenador pedagógico acerca das dificuldades no processo de escolarização. O texto traz algumas análises derivadas da pesquisa intitulada “Salas de Apoio Pedagógico e Coordenação Pedagógica: Implicações no Trabalho Docente”. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com cinco coordenadores pedagógicos da rede municipal de uma cidade no norte catarinense que abrigavam sala de apoio pedagógico em suas escolas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, de acordo com Franco (2008) e Bardin (2011). Como referenciais teóricos foram utilizados aqueles que tomam como objeto de estudo o Coordenador Pedagógico, questões referentes à formação e ao trabalho docente, e processo de escolarização, tais como Canário (2005), Ezpeleta e Rockwell (2007), Ropelato (2003), Gualtieri e Lugli (2012), Escabora (2006) entre outros. Contudo, duas referências são destacadas: Schulze (2012) e Rosskamp (2013), por auxiliarem a compreender a Sala de Apoio Pedagógico neste Município. Os resultados apontam que os coordenadores entrevistados devido à rotina permeada por urgências, bem como uma insuficiente formação que discuta criticamente as dificuldades no processo de escolarização, acabam pautando as suas concepções em questões biologizantes ou sociais, implicando na descaracterização do fazer pedagógico, o que acaba muitas vezes endossando o discurso culpabilizante do aluno. Desta forma, o coordenador perde a oportunidade de junto com a equipe escolar repensar as práticas pedagógicas e seus determinantes.
id UNISC-2_8057003fe48604b1424e539e479a2ed2
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/4319
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
spelling COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃOCoordenador PedagógicoSala de Apoio PedagógicoEducação InclusivaEste artigo discute a concepção do coordenador pedagógico acerca das dificuldades no processo de escolarização. O texto traz algumas análises derivadas da pesquisa intitulada “Salas de Apoio Pedagógico e Coordenação Pedagógica: Implicações no Trabalho Docente”. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com cinco coordenadores pedagógicos da rede municipal de uma cidade no norte catarinense que abrigavam sala de apoio pedagógico em suas escolas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, de acordo com Franco (2008) e Bardin (2011). Como referenciais teóricos foram utilizados aqueles que tomam como objeto de estudo o Coordenador Pedagógico, questões referentes à formação e ao trabalho docente, e processo de escolarização, tais como Canário (2005), Ezpeleta e Rockwell (2007), Ropelato (2003), Gualtieri e Lugli (2012), Escabora (2006) entre outros. Contudo, duas referências são destacadas: Schulze (2012) e Rosskamp (2013), por auxiliarem a compreender a Sala de Apoio Pedagógico neste Município. Os resultados apontam que os coordenadores entrevistados devido à rotina permeada por urgências, bem como uma insuficiente formação que discuta criticamente as dificuldades no processo de escolarização, acabam pautando as suas concepções em questões biologizantes ou sociais, implicando na descaracterização do fazer pedagógico, o que acaba muitas vezes endossando o discurso culpabilizante do aluno. Desta forma, o coordenador perde a oportunidade de junto com a equipe escolar repensar as práticas pedagógicas e seus determinantes.Unisc2015-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/431910.17058/barbaroi.v2i41.4319Barbarói; Nº 41 ANO 2014/2; 189-2051982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319/3830Venancio, Aline oliveiraCordeiro, Aliciene Fusca Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:07Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4319Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:01:07Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
title COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
spellingShingle COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Venancio, Aline oliveira
Coordenador Pedagógico
Sala de Apoio Pedagógico
Educação Inclusiva
Venancio, Aline oliveira
Coordenador Pedagógico
Sala de Apoio Pedagógico
Educação Inclusiva
title_short COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_full COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_fullStr COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_full_unstemmed COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_sort COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
author Venancio, Aline oliveira
author_facet Venancio, Aline oliveira
Venancio, Aline oliveira
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
author_role author
author2 Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venancio, Aline oliveira
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador Pedagógico
Sala de Apoio Pedagógico
Educação Inclusiva
topic Coordenador Pedagógico
Sala de Apoio Pedagógico
Educação Inclusiva
description Este artigo discute a concepção do coordenador pedagógico acerca das dificuldades no processo de escolarização. O texto traz algumas análises derivadas da pesquisa intitulada “Salas de Apoio Pedagógico e Coordenação Pedagógica: Implicações no Trabalho Docente”. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com cinco coordenadores pedagógicos da rede municipal de uma cidade no norte catarinense que abrigavam sala de apoio pedagógico em suas escolas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, de acordo com Franco (2008) e Bardin (2011). Como referenciais teóricos foram utilizados aqueles que tomam como objeto de estudo o Coordenador Pedagógico, questões referentes à formação e ao trabalho docente, e processo de escolarização, tais como Canário (2005), Ezpeleta e Rockwell (2007), Ropelato (2003), Gualtieri e Lugli (2012), Escabora (2006) entre outros. Contudo, duas referências são destacadas: Schulze (2012) e Rosskamp (2013), por auxiliarem a compreender a Sala de Apoio Pedagógico neste Município. Os resultados apontam que os coordenadores entrevistados devido à rotina permeada por urgências, bem como uma insuficiente formação que discuta criticamente as dificuldades no processo de escolarização, acabam pautando as suas concepções em questões biologizantes ou sociais, implicando na descaracterização do fazer pedagógico, o que acaba muitas vezes endossando o discurso culpabilizante do aluno. Desta forma, o coordenador perde a oportunidade de junto com a equipe escolar repensar as práticas pedagógicas e seus determinantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319
10.17058/barbaroi.v2i41.4319
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v2i41.4319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4319/3830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 41 ANO 2014/2; 189-205
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1822179355993833472
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.17058/barbaroi.v2i41.4319