Paidéia e os caminhos da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornari Diez, Carmen Lucia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marcon, Simara Bertotto Westphal, Santos, Vanice dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8468
Resumo: Neste trabalho abordamos a educação como Paideia no sentido do termo grego. Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. Vincula-se ainda a Bildung a outro momento distinto da cultura ocidental, à humanitas latina. Formação remete ao conceito de Bildung e ao significado de sua trajetória no século XVIII no contexto da tradição humanista. Esse período vivencia uma profunda transformação espiritual, com inovações no âmbito da crítica às interpretações de mundo vigentes, da literatura, da arte, da estética e na superação de um mero racionalismo iluminista, cujos influxos são percebidos na teoria educativa. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A Paideia grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem no passado e na atualidade.
id UNISC-2_8be98bfd886ddeb6410bd322b0a788f4
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/8468
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Paidéia e os caminhos da educaçãoPaidéia. Formação. EducaçãoNeste trabalho abordamos a educação como Paideia no sentido do termo grego. Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. Vincula-se ainda a Bildung a outro momento distinto da cultura ocidental, à humanitas latina. Formação remete ao conceito de Bildung e ao significado de sua trajetória no século XVIII no contexto da tradição humanista. Esse período vivencia uma profunda transformação espiritual, com inovações no âmbito da crítica às interpretações de mundo vigentes, da literatura, da arte, da estética e na superação de um mero racionalismo iluminista, cujos influxos são percebidos na teoria educativa. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A Paideia grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem no passado e na atualidade.Unisc2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/846810.17058/barbaroi.v0i46.8468Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 22-321982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8468/5993Copyright (c) 2017 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessFornari Diez, Carmen LuciaMarcon, Simara Bertotto WestphalSantos, Vanice dos2018-12-10T12:27:33Zoai:ojs.online.unisc.br:article/8468Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2018-12-10T12:27:33Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Paidéia e os caminhos da educação
title Paidéia e os caminhos da educação
spellingShingle Paidéia e os caminhos da educação
Fornari Diez, Carmen Lucia
Paidéia. Formação. Educação
title_short Paidéia e os caminhos da educação
title_full Paidéia e os caminhos da educação
title_fullStr Paidéia e os caminhos da educação
title_full_unstemmed Paidéia e os caminhos da educação
title_sort Paidéia e os caminhos da educação
author Fornari Diez, Carmen Lucia
author_facet Fornari Diez, Carmen Lucia
Marcon, Simara Bertotto Westphal
Santos, Vanice dos
author_role author
author2 Marcon, Simara Bertotto Westphal
Santos, Vanice dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fornari Diez, Carmen Lucia
Marcon, Simara Bertotto Westphal
Santos, Vanice dos
dc.subject.por.fl_str_mv Paidéia. Formação. Educação
topic Paidéia. Formação. Educação
description Neste trabalho abordamos a educação como Paideia no sentido do termo grego. Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. Vincula-se ainda a Bildung a outro momento distinto da cultura ocidental, à humanitas latina. Formação remete ao conceito de Bildung e ao significado de sua trajetória no século XVIII no contexto da tradição humanista. Esse período vivencia uma profunda transformação espiritual, com inovações no âmbito da crítica às interpretações de mundo vigentes, da literatura, da arte, da estética e na superação de um mero racionalismo iluminista, cujos influxos são percebidos na teoria educativa. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A Paideia grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem no passado e na atualidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8468
10.17058/barbaroi.v0i46.8468
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8468
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i46.8468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/8468/5993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 46 ANO 2016/1; 22-32
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471280066560