Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Sabrine
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876
Resumo: produção textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação.
id UNISC-3_3d86a1af6a0af626ec2929c55b681dac
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15876
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gêneroprodução textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação.Edunisc2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1587610.17058/signo.v46i86.15876Signo; v. 46 n. 86 (2021); 121-1291982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876/pdfCopyright (c) 2021 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Sabrine2022-08-15T12:38:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15876Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2022-08-15T12:38:06Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
title Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
spellingShingle Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
Weber, Sabrine
title_short Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
title_full Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
title_fullStr Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
title_full_unstemmed Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
title_sort Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
author Weber, Sabrine
author_facet Weber, Sabrine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Sabrine
description produção textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876
10.17058/signo.v46i86.15876
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i86.15876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 86 (2021); 121-129
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792443248640