Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876 |
Resumo: | produção textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação. |
id |
UNISC-3_3d86a1af6a0af626ec2929c55b681dac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15876 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gêneroprodução textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação.Edunisc2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1587610.17058/signo.v46i86.15876Signo; v. 46 n. 86 (2021); 121-1291982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876/pdfCopyright (c) 2021 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Sabrine2022-08-15T12:38:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15876Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2022-08-15T12:38:06Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero |
title |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero |
spellingShingle |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero Weber, Sabrine |
title_short |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero |
title_full |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero |
title_fullStr |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero |
title_full_unstemmed |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero |
title_sort |
Memórias Severinas: uma prática interdisciplinar de leitura e escrita com base na Pedagogia de Gênero |
author |
Weber, Sabrine |
author_facet |
Weber, Sabrine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Sabrine |
description |
produção textual com estudantes do 3º ano de Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê, SC. O planejamento e condução das atividades teve por base o Ciclo de Ensino e Aprendizagem, conforme proposto pela Pedagogia de Gêneros. Para isso, foram organizados dois momentos: (1) Ler para aprender e (2) Escrever para ler. No primeiro momento, foi realizada a leitura de duas obras literárias, sendo elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, junto do estudo do contexto de produção, contando com a colaboração de professores de História e de Geografia. Durante o segundo momento, foi realizada a produção do gênero textual entrevista com base em uma proposta de redação cuja temática era a relação dos sujeitos com a terra. Após, as entrevistas foram publicadas na coletânea intitulada Memórias Severinas em formato de cartoneras. A produção de capas das cartoneras contou com a colaboração da professora de Artes; e, por fim, houve a socialização com a comunidade escolar. Ao final do processo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876 10.17058/signo.v46i86.15876 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i86.15876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15876/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 86 (2021); 121-129 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792443248640 |