Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frank Kersch, Dorotea
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schabarum, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678
Resumo: Em março de 2020 as aulas de todos os níveis foram suspensas. As instituições de ensino que voltaram tiveram de optar pelo modo remoto, mas nem todas estavam preparadas. Neste artigo, discute-se uma proposta desenvolvida com alunos do ensino médio, que visava a sensibilizá-los à diversidade linguística que caracteriza a cidade em que vivem. O objetivo é analisar em que medida os alunos conseguem explorar a multimodalidade na criação de vídeos e como eles tratam a questão da valorização linguística e da (re)ssignificação de suas identidades. Os resultados mostram a importância de, nesses tempos de trabalho remoto, envolver os alunos em atividades que lhes sejam significativas. Além de usar a modalidade escrita e falada da língua estrangeira, utilizaram-se de diferentes modos para mostrar quem são e como se inserem no mundo em que vivem.
id UNISC-3_5c185b13858d58a3fbd418b8b0dbe75c
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15678
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeosDiversidade linguísticaMultimodalidadeLíngua alemãIdentidadeç Criação de vídeos.Em março de 2020 as aulas de todos os níveis foram suspensas. As instituições de ensino que voltaram tiveram de optar pelo modo remoto, mas nem todas estavam preparadas. Neste artigo, discute-se uma proposta desenvolvida com alunos do ensino médio, que visava a sensibilizá-los à diversidade linguística que caracteriza a cidade em que vivem. O objetivo é analisar em que medida os alunos conseguem explorar a multimodalidade na criação de vídeos e como eles tratam a questão da valorização linguística e da (re)ssignificação de suas identidades. Os resultados mostram a importância de, nesses tempos de trabalho remoto, envolver os alunos em atividades que lhes sejam significativas. Além de usar a modalidade escrita e falada da língua estrangeira, utilizaram-se de diferentes modos para mostrar quem são e como se inserem no mundo em que vivem.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1567810.17058/signo.v46i85.15678Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 157-1691982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrank Kersch, DoroteaSchabarum, Jaqueline2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15678Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
title Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
spellingShingle Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
Frank Kersch, Dorotea
Diversidade linguística
Multimodalidade
Língua alemã
Identidadeç Criação de vídeos.
title_short Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
title_full Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
title_fullStr Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
title_full_unstemmed Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
title_sort Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
author Frank Kersch, Dorotea
author_facet Frank Kersch, Dorotea
Schabarum, Jaqueline
author_role author
author2 Schabarum, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frank Kersch, Dorotea
Schabarum, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade linguística
Multimodalidade
Língua alemã
Identidadeç Criação de vídeos.
topic Diversidade linguística
Multimodalidade
Língua alemã
Identidadeç Criação de vídeos.
description Em março de 2020 as aulas de todos os níveis foram suspensas. As instituições de ensino que voltaram tiveram de optar pelo modo remoto, mas nem todas estavam preparadas. Neste artigo, discute-se uma proposta desenvolvida com alunos do ensino médio, que visava a sensibilizá-los à diversidade linguística que caracteriza a cidade em que vivem. O objetivo é analisar em que medida os alunos conseguem explorar a multimodalidade na criação de vídeos e como eles tratam a questão da valorização linguística e da (re)ssignificação de suas identidades. Os resultados mostram a importância de, nesses tempos de trabalho remoto, envolver os alunos em atividades que lhes sejam significativas. Além de usar a modalidade escrita e falada da língua estrangeira, utilizaram-se de diferentes modos para mostrar quem são e como se inserem no mundo em que vivem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678
10.17058/signo.v46i85.15678
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 157-169
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218792424374272