Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678 |
Resumo: | Em março de 2020 as aulas de todos os níveis foram suspensas. As instituições de ensino que voltaram tiveram de optar pelo modo remoto, mas nem todas estavam preparadas. Neste artigo, discute-se uma proposta desenvolvida com alunos do ensino médio, que visava a sensibilizá-los à diversidade linguística que caracteriza a cidade em que vivem. O objetivo é analisar em que medida os alunos conseguem explorar a multimodalidade na criação de vídeos e como eles tratam a questão da valorização linguística e da (re)ssignificação de suas identidades. Os resultados mostram a importância de, nesses tempos de trabalho remoto, envolver os alunos em atividades que lhes sejam significativas. Além de usar a modalidade escrita e falada da língua estrangeira, utilizaram-se de diferentes modos para mostrar quem são e como se inserem no mundo em que vivem. |
id |
UNISC-3_5c185b13858d58a3fbd418b8b0dbe75c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15678 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeosDiversidade linguísticaMultimodalidadeLíngua alemãIdentidadeç Criação de vídeos.Em março de 2020 as aulas de todos os níveis foram suspensas. As instituições de ensino que voltaram tiveram de optar pelo modo remoto, mas nem todas estavam preparadas. Neste artigo, discute-se uma proposta desenvolvida com alunos do ensino médio, que visava a sensibilizá-los à diversidade linguística que caracteriza a cidade em que vivem. O objetivo é analisar em que medida os alunos conseguem explorar a multimodalidade na criação de vídeos e como eles tratam a questão da valorização linguística e da (re)ssignificação de suas identidades. Os resultados mostram a importância de, nesses tempos de trabalho remoto, envolver os alunos em atividades que lhes sejam significativas. Além de usar a modalidade escrita e falada da língua estrangeira, utilizaram-se de diferentes modos para mostrar quem são e como se inserem no mundo em que vivem.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1567810.17058/signo.v46i85.15678Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 157-1691982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrank Kersch, DoroteaSchabarum, Jaqueline2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15678Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos |
title |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos |
spellingShingle |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos Frank Kersch, Dorotea Diversidade linguística Multimodalidade Língua alemã Identidadeç Criação de vídeos. |
title_short |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos |
title_full |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos |
title_fullStr |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos |
title_full_unstemmed |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos |
title_sort |
Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos |
author |
Frank Kersch, Dorotea |
author_facet |
Frank Kersch, Dorotea Schabarum, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Schabarum, Jaqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frank Kersch, Dorotea Schabarum, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade linguística Multimodalidade Língua alemã Identidadeç Criação de vídeos. |
topic |
Diversidade linguística Multimodalidade Língua alemã Identidadeç Criação de vídeos. |
description |
Em março de 2020 as aulas de todos os níveis foram suspensas. As instituições de ensino que voltaram tiveram de optar pelo modo remoto, mas nem todas estavam preparadas. Neste artigo, discute-se uma proposta desenvolvida com alunos do ensino médio, que visava a sensibilizá-los à diversidade linguística que caracteriza a cidade em que vivem. O objetivo é analisar em que medida os alunos conseguem explorar a multimodalidade na criação de vídeos e como eles tratam a questão da valorização linguística e da (re)ssignificação de suas identidades. Os resultados mostram a importância de, nesses tempos de trabalho remoto, envolver os alunos em atividades que lhes sejam significativas. Além de usar a modalidade escrita e falada da língua estrangeira, utilizaram-se de diferentes modos para mostrar quem são e como se inserem no mundo em que vivem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678 10.17058/signo.v46i85.15678 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15678/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 157-169 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1800218792424374272 |