Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
DOI: | 10.17058/signo.v46i85.15646 |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646 |
Resumo: | Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais. |
id |
UNISC-3_9825dbc9e1cfe2f8bd4034c64ce1f1c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15646 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
spelling |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são onlinePandemia. TDICs. Letramento Digital.Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1564610.17058/signo.v46i85.15646Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 284-2911982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNink, Ivonete Soares2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15646Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online |
title |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online |
spellingShingle |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online Nink, Ivonete Soares Pandemia. TDICs. Letramento Digital. Nink, Ivonete Soares Pandemia. TDICs. Letramento Digital. |
title_short |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online |
title_full |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online |
title_fullStr |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online |
title_full_unstemmed |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online |
title_sort |
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online |
author |
Nink, Ivonete Soares |
author_facet |
Nink, Ivonete Soares Nink, Ivonete Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nink, Ivonete Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia. TDICs. Letramento Digital. |
topic |
Pandemia. TDICs. Letramento Digital. |
description |
Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646 10.17058/signo.v46i85.15646 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 284-291 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1822181765880479744 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17058/signo.v46i85.15646 |