Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nink, Ivonete Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
DOI: 10.17058/signo.v46i85.15646
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646
Resumo: Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais.
id UNISC-3_9825dbc9e1cfe2f8bd4034c64ce1f1c7
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15646
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
spelling Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são onlinePandemia. TDICs. Letramento Digital.Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais.Edunisc2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1564610.17058/signo.v46i85.15646Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 284-2911982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646/pdfCopyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNink, Ivonete Soares2021-01-28T19:12:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15646Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2021-01-28T19:12:40Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
title Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
spellingShingle Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
Nink, Ivonete Soares
Pandemia. TDICs. Letramento Digital.
Nink, Ivonete Soares
Pandemia. TDICs. Letramento Digital.
title_short Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
title_full Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
title_fullStr Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
title_full_unstemmed Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
title_sort Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online
author Nink, Ivonete Soares
author_facet Nink, Ivonete Soares
Nink, Ivonete Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nink, Ivonete Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia. TDICs. Letramento Digital.
topic Pandemia. TDICs. Letramento Digital.
description Resumo: Neste estudo será abordado o momento de pandemia no Brasil, relacionando-o com o contexto educacional, para discutir sobre o processo de capacitação dos professores e alunos para atuarem nas aulas remotas. O objetivo é apresentar, dentro de uma perspectiva empírica, com aportes teóricos, as inquietações dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, frente à urgência de estar letrado com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ter o letramento digital. Discorre-se sobre a dificuldade dos professores, alunos, juntamente com os responsáveis, em saber utilizar as ferramentas digitais para as aulas remotas, visto que não era suficiente ter um celular e/ou um computador de última geração, era preciso utilizá-lo para fins pedagógicos. A discussão apresentada foi vivenciada em Rondônia. Nesse contexto, foi possível observar como o manuseio das tecnologias foi favorecido em tempos de pandemia. Houve provocação e intensificação do uso das TDCIs. Isso, certamente, deixou um legado para o aluno que pôde utilizar a tecnologia em prol do aprendizado escolar. Conclui-se, após essa vivência, que os envolvidos no processo das aulas remotas estão melhores preparados para atuarem nas práticas sociais que envolvem as ferramentas digitais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646
10.17058/signo.v46i85.15646
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15646/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas; 284-291
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1822181765880479744
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.17058/signo.v46i85.15646