A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13758 |
Resumo: | Este texto refere-se a um projeto de pesquisa de pós-doutoramento realizado junto ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora em Portugal no ano de 2018. Nosso objetivo é analisar a produção ficcional contemporânea do Brasil e de Portugal que inclui obras de natureza literária escritas para a infância que, em nosso entendimento, possam atuar como um aparato mobilizador de educação moral, científica e artística. O referencial teórico dialoga com o campo da educação e da literatura buscando uma concepção de educação escolar emancipadora amparada nos estudos de Freire (2006), Rancière (2007) e Cândido (1988). Nosso olhar procurou obras que possibilitassem uma combinação de qualidade no texto e na ilustração dentro de uma perspectiva de arte literária e que não estivesse condicionada por uma estrutura dogmática. Percebemos nesse percurso que o mundo da literatura estimula todas as formas de comunicação se colocando como um espaço de reflexão, de ação e de transformação a partir do confronto entre o conteúdo maravilhoso e o conteúdo “real”. |
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