FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos do CEPE |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1783 |
Resumo: | Em um sistema de franquias, o Marketing é um instrumento fundamental, pois é necessário utilizar-se de suas estratégias - especialmente estratégias de distribuição - para que o processo de implantação de Franchising seja bem sucedido. Este trabalho, que se propõe a contribuir com o tema “Marketing: um estudo no segmento de Franquias”, busca analisar a adoção de um sistema de franquias pela empresa Dumond, do segmento calçadista, localizada em Sapiranga/RS, sob o âmbito da estratégia de Marketing e de competitividade, assim como os impactos percebidos por seus franqueados. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa descritiva e de um estudo de caso. Através da aplicação de entrevista com a empresa franqueadora e de questionários com franqueados da marca Dumond, foi possível verificar as principais vantagens e desvantagens do Franchising para ambas as partes. Os resultados mostram que mediante a adoção do Franchising como estratégia de Marketing de distribuição, a empresa Dumond visa tornar-se mais competitiva no mercado; além disso, os franqueados consideram o Franchising uma alternativa mais vantajosa e segura de se empreender um negócio próprio. |
id |
UNISC-5_9926a14c1b4ffb66a1f977b62dd7eed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/1783 |
network_acronym_str |
UNISC-5 |
network_name_str |
Estudos do CEPE |
repository_id_str |
|
spelling |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMONDEm um sistema de franquias, o Marketing é um instrumento fundamental, pois é necessário utilizar-se de suas estratégias - especialmente estratégias de distribuição - para que o processo de implantação de Franchising seja bem sucedido. Este trabalho, que se propõe a contribuir com o tema “Marketing: um estudo no segmento de Franquias”, busca analisar a adoção de um sistema de franquias pela empresa Dumond, do segmento calçadista, localizada em Sapiranga/RS, sob o âmbito da estratégia de Marketing e de competitividade, assim como os impactos percebidos por seus franqueados. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa descritiva e de um estudo de caso. Através da aplicação de entrevista com a empresa franqueadora e de questionários com franqueados da marca Dumond, foi possível verificar as principais vantagens e desvantagens do Franchising para ambas as partes. Os resultados mostram que mediante a adoção do Franchising como estratégia de Marketing de distribuição, a empresa Dumond visa tornar-se mais competitiva no mercado; além disso, os franqueados consideram o Franchising uma alternativa mais vantajosa e segura de se empreender um negócio próprio.Universidade de Santa Cruz do Sul2011-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/178310.17058/cepe.v0i33.1783Estudos do CEPE; Nº 33 - Janeiro/Junho 2011; 127-1561982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1783/1405Freitas, Ernani Cesar deBarth, MauricioLedur, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:18Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1783Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2024-05-27T15:01:18Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND |
title |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND |
spellingShingle |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND Freitas, Ernani Cesar de |
title_short |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND |
title_full |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND |
title_fullStr |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND |
title_full_unstemmed |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND |
title_sort |
FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND |
author |
Freitas, Ernani Cesar de |
author_facet |
Freitas, Ernani Cesar de Barth, Mauricio Ledur, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Barth, Mauricio Ledur, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Ernani Cesar de Barth, Mauricio Ledur, Patrícia |
description |
Em um sistema de franquias, o Marketing é um instrumento fundamental, pois é necessário utilizar-se de suas estratégias - especialmente estratégias de distribuição - para que o processo de implantação de Franchising seja bem sucedido. Este trabalho, que se propõe a contribuir com o tema “Marketing: um estudo no segmento de Franquias”, busca analisar a adoção de um sistema de franquias pela empresa Dumond, do segmento calçadista, localizada em Sapiranga/RS, sob o âmbito da estratégia de Marketing e de competitividade, assim como os impactos percebidos por seus franqueados. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa descritiva e de um estudo de caso. Através da aplicação de entrevista com a empresa franqueadora e de questionários com franqueados da marca Dumond, foi possível verificar as principais vantagens e desvantagens do Franchising para ambas as partes. Os resultados mostram que mediante a adoção do Franchising como estratégia de Marketing de distribuição, a empresa Dumond visa tornar-se mais competitiva no mercado; além disso, os franqueados consideram o Franchising uma alternativa mais vantajosa e segura de se empreender um negócio próprio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1783 10.17058/cepe.v0i33.1783 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1783 |
identifier_str_mv |
10.17058/cepe.v0i33.1783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/1783/1405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos do CEPE; Nº 33 - Janeiro/Junho 2011; 127-156 1982-6729 reponame:Estudos do CEPE instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Estudos do CEPE |
collection |
Estudos do CEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com |
_version_ |
1800219513644384256 |