Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3717 |
Resumo: | Os sentidos e significados do trabalho são a forma como os indivíduos, a partir de suas experiências e percepções, compreendem a sua atividade laboral. Nesse artigo objetiva-se identificar os sentidos e significados do trabalho para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Utilizou-se um questionário online, em que participaram 151 servidores da UFSC. Através da análise de conteúdo os dados foram sistematizados em três categorias de análise, que representam os sentidos e significados atribuídos ao trabalho pelos participantes. De um lado, no polo positivo o trabalho mostrou-se relacionado, principalmente, a uma função social, ao orgulho da instituição, ao gostar do que se faz e a possibilidade de crescimento profissional e/ou pessoal. Enquanto sentido instrumental destacou-se os que relacionam o trabalho a salário e a estabilidade. Por fim, no polo negativo o trabalho é compreendido como decepção, adoecimento, desmotivação e fardo. Estes significados podem influenciar no comprometimento, adesão e o trabalho do servidor. Portanto, cabe à gestão observar e desenvolver estratégias para minimizar os sentidos instrumentais e negativos. |
id |
UNISO-1_11a1ad5ebdabd2fed9b1178accfc24af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3717 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa CatarinaOs sentidos e significados do trabalho são a forma como os indivíduos, a partir de suas experiências e percepções, compreendem a sua atividade laboral. Nesse artigo objetiva-se identificar os sentidos e significados do trabalho para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Utilizou-se um questionário online, em que participaram 151 servidores da UFSC. Através da análise de conteúdo os dados foram sistematizados em três categorias de análise, que representam os sentidos e significados atribuídos ao trabalho pelos participantes. De um lado, no polo positivo o trabalho mostrou-se relacionado, principalmente, a uma função social, ao orgulho da instituição, ao gostar do que se faz e a possibilidade de crescimento profissional e/ou pessoal. Enquanto sentido instrumental destacou-se os que relacionam o trabalho a salário e a estabilidade. Por fim, no polo negativo o trabalho é compreendido como decepção, adoecimento, desmotivação e fardo. Estes significados podem influenciar no comprometimento, adesão e o trabalho do servidor. Portanto, cabe à gestão observar e desenvolver estratégias para minimizar os sentidos instrumentais e negativos.Unicamp; Uniso2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3717Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3717/3319Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Thiago SoaresGonçalves, JúliaSchweitzer, LucasTolfo, Suzana da RosaEspinosa, Leonor María Cantera2019-11-06T21:57:59Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3717Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-11-06T21:57:59Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina Nunes, Thiago Soares |
title_short |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Nunes, Thiago Soares |
author_facet |
Nunes, Thiago Soares Gonçalves, Júlia Schweitzer, Lucas Tolfo, Suzana da Rosa Espinosa, Leonor María Cantera |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Júlia Schweitzer, Lucas Tolfo, Suzana da Rosa Espinosa, Leonor María Cantera |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Thiago Soares Gonçalves, Júlia Schweitzer, Lucas Tolfo, Suzana da Rosa Espinosa, Leonor María Cantera |
description |
Os sentidos e significados do trabalho são a forma como os indivíduos, a partir de suas experiências e percepções, compreendem a sua atividade laboral. Nesse artigo objetiva-se identificar os sentidos e significados do trabalho para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Utilizou-se um questionário online, em que participaram 151 servidores da UFSC. Através da análise de conteúdo os dados foram sistematizados em três categorias de análise, que representam os sentidos e significados atribuídos ao trabalho pelos participantes. De um lado, no polo positivo o trabalho mostrou-se relacionado, principalmente, a uma função social, ao orgulho da instituição, ao gostar do que se faz e a possibilidade de crescimento profissional e/ou pessoal. Enquanto sentido instrumental destacou-se os que relacionam o trabalho a salário e a estabilidade. Por fim, no polo negativo o trabalho é compreendido como decepção, adoecimento, desmotivação e fardo. Estes significados podem influenciar no comprometimento, adesão e o trabalho do servidor. Portanto, cabe à gestão observar e desenvolver estratégias para minimizar os sentidos instrumentais e negativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3717 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3717/3319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 24 No. 2 (2019) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 24 n. 2 (2019) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219609482133504 |