EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911 |
Resumo: | Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário. |
id |
UNISO-1_21b76b9970d00a65c1f1c3ada369bec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/911 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEMEste artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.Unicamp; Uniso2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 3 (2011)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 3 (2011)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911/909Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Cristina Guimarães daMazzoni, Cleber JoséBraccialli, Luzmarina Aparecida DorettoMoraes, Magali Aparecida Alves de2018-06-06T20:12:14Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/911Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:12:14Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM Costa, Maria Cristina Guimarães da |
title_short |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Costa, Maria Cristina Guimarães da |
author_facet |
Costa, Maria Cristina Guimarães da Mazzoni, Cleber José Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Moraes, Magali Aparecida Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Mazzoni, Cleber José Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Moraes, Magali Aparecida Alves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Cristina Guimarães da Mazzoni, Cleber José Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Moraes, Magali Aparecida Alves de |
description |
Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911/909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 3 (2011) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 3 (2011) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219606933045248 |