EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Cristina Guimarães da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mazzoni, Cleber José, Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto, Moraes, Magali Aparecida Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911
Resumo: Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.
id UNISO-1_21b76b9970d00a65c1f1c3ada369bec5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/911
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEMEste artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.Unicamp; Uniso2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 3 (2011)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 3 (2011)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911/909Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Cristina Guimarães daMazzoni, Cleber JoséBraccialli, Luzmarina Aparecida DorettoMoraes, Magali Aparecida Alves de2018-06-06T20:12:14Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/911Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:12:14Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Costa, Maria Cristina Guimarães da
title_short EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Costa, Maria Cristina Guimarães da
author_facet Costa, Maria Cristina Guimarães da
Mazzoni, Cleber José
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Moraes, Magali Aparecida Alves de
author_role author
author2 Mazzoni, Cleber José
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Moraes, Magali Aparecida Alves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Cristina Guimarães da
Mazzoni, Cleber José
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Moraes, Magali Aparecida Alves de
description Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/911/909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 16 No. 3 (2011)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 16 n. 3 (2011)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219606933045248