Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006 http://hdl.handle.net/11449/30417 |
Resumo: | Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas. |
id |
UNSP_42b0e7e9e4d7b3eeece55778706d4126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30417 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissionalStudent's evaluation: evaluating professional practiceAvaliaçãoCurrículoEnsinoInovação curricularEnfermagemEvaluationCurriculumCurricular innovationTeaching nursingEste estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.This paper approached the evaluation of professional practice in the Nursing Program at Marilia Medical School (Famema) with the purpose of analyzing the concept of evaluation of the teacher who used the Professional Practice Evaluation (PPE) with the students of the nursing program. It was a qualitative study which focused on content analysis and the identification of ambiguities in the evaluation process. It was possible to verify that the teacher's evaluation concept of PPE was very close to the dialogic competence approach that articulates and integrates results, attributes and context in distinct situations with different ways of carrying out essential tasks in the nurse's education. However, there are contradictions about evaluation among teachers and these contradictions must be constantly revised.Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade de São Paulo Escola de EnfermagemUNESP Faculdade de EducaçãoUSP Escola de Enfermagem de Ribeirão PretoUSP Escola de Enfermagem Departamento de Enfermagem em Saúde ColetivaUNESP Faculdade de EducaçãoUniversidade de SorocabaFaculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Luzmarina Aparecida DorettoRaphael, Hélia Sonia [UNESP]Chirelli, Mara QuaglioOliveira, Maria Amélia Campos de2014-05-20T15:17:19Z2014-05-20T15:17:19Z2008-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article101-118application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 101-118, 2008.1414-4077http://hdl.handle.net/11449/3041710.1590/S1414-40772008000100006S1414-40772008000100006S1414-40772008000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30417Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional Student's evaluation: evaluating professional practice |
title |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional |
spellingShingle |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Avaliação Currículo Ensino Inovação curricular Enfermagem Evaluation Curriculum Curricular innovation Teaching nursing |
title_short |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional |
title_full |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional |
title_fullStr |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional |
title_full_unstemmed |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional |
title_sort |
Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional |
author |
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto |
author_facet |
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Raphael, Hélia Sonia [UNESP] Chirelli, Mara Quaglio Oliveira, Maria Amélia Campos de |
author_role |
author |
author2 |
Raphael, Hélia Sonia [UNESP] Chirelli, Mara Quaglio Oliveira, Maria Amélia Campos de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Raphael, Hélia Sonia [UNESP] Chirelli, Mara Quaglio Oliveira, Maria Amélia Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Currículo Ensino Inovação curricular Enfermagem Evaluation Curriculum Curricular innovation Teaching nursing |
topic |
Avaliação Currículo Ensino Inovação curricular Enfermagem Evaluation Curriculum Curricular innovation Teaching nursing |
description |
Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-01 2014-05-20T15:17:19Z 2014-05-20T15:17:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 101-118, 2008. 1414-4077 http://hdl.handle.net/11449/30417 10.1590/S1414-40772008000100006 S1414-40772008000100006 S1414-40772008000100006.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006 http://hdl.handle.net/11449/30417 |
identifier_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 101-118, 2008. 1414-4077 10.1590/S1414-40772008000100006 S1414-40772008000100006 S1414-40772008000100006.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
101-118 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Sorocaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128130004549632 |