Avaliação da aprendizagem no ensino de graduação em saúde: concepções, intencionalidades, reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Leila Pacheco Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mello, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2277
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou os sentidos da avaliação da aprendizagem no ensino de graduação em saúde. Apresenta e analisa concepções e intencionalidades dessa atividade sob o ponto de vista de professores. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os dados da pesquisa foram obtidos de entrevistas com docentes dos cursos investigados. Os depoimentos revelam concepções de avaliação com diferentes epistemologias. Enquanto uns a enxergam como instrumento de controle para forçar o aluno a estudar, outros a distinguem como estratégia essencial à qualidade do ensino e a formação profissional. Contata-se à avaliação como instrumento de punição para aqueles alunos que, por um ou outro motivo, não conseguiram chegar ao ponto esperado pelo professor. Qualifica-se a avaliação como atividade necessária no planejamento do ensino, na orientação da gestão pedagógica e no desenvolvimento institucional, mas ainda não se consegue fazer dela uma ferramenta apropriada para diagnosticar as deficiências do ensino e suas implicações na aprendizagem. Em vista disso, questiona-se a pertinência da avaliação praticada e dos instrumentos utilizados para identificar se o aluno aprendeu ou não; Se imputa a insuficiente formação para o exercício da docência como elemento responsável pela deficiência de habilidades para lidar de forma apropriada com essa atividade. Além disso, confirma-se a inexistência de condições objetivas de trabalho que proporcionem esse aprendizado na medida equivalente às especificidades da área de atuação.
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