A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Almerindo Janela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2271
Resumo: Na primeira parte do artigo, faz-se uma breve reflexão sobre a universidade no contexto da economia do conhecimento. Numa segunda parte, tendo em conta essencialmente a realidade portuguesa, questiona-se a subalternização crescente das ciências sociais e humanas e, dentro delas, das ciências da educação. Por último, chama-se a atenção para o facto de os dilemas atuais na formação de professores poderem ser, pelo menos em parte, discutidos como consequência da discrepância entre a importância potencial do conhecimento das ciências da educação e a baixa atenção ou desvalorização que estas recebem da parte da sociedade, dos decisores políticos e, por vezes, da própria comunidade científica. Em qualquer dos casos, estas situações nunca são indiferentes às visões e orientações político-ideológicas dominantes.
id UNISO-1_575599945ed566b320dccaf5794accf9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2271
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professoresNa primeira parte do artigo, faz-se uma breve reflexão sobre a universidade no contexto da economia do conhecimento. Numa segunda parte, tendo em conta essencialmente a realidade portuguesa, questiona-se a subalternização crescente das ciências sociais e humanas e, dentro delas, das ciências da educação. Por último, chama-se a atenção para o facto de os dilemas atuais na formação de professores poderem ser, pelo menos em parte, discutidos como consequência da discrepância entre a importância potencial do conhecimento das ciências da educação e a baixa atenção ou desvalorização que estas recebem da parte da sociedade, dos decisores políticos e, por vezes, da própria comunidade científica. Em qualquer dos casos, estas situações nunca são indiferentes às visões e orientações político-ideológicas dominantes.Unicamp; Uniso2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2271Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 20 No. 2 (2015)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 20 n. 2 (2015)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2271/1968Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessAfonso, Almerindo Janela2015-07-28T13:08:01Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2271Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2015-07-28T13:08:01Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
title A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
spellingShingle A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
Afonso, Almerindo Janela
title_short A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
title_full A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
title_fullStr A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
title_full_unstemmed A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
title_sort A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
author Afonso, Almerindo Janela
author_facet Afonso, Almerindo Janela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Almerindo Janela
description Na primeira parte do artigo, faz-se uma breve reflexão sobre a universidade no contexto da economia do conhecimento. Numa segunda parte, tendo em conta essencialmente a realidade portuguesa, questiona-se a subalternização crescente das ciências sociais e humanas e, dentro delas, das ciências da educação. Por último, chama-se a atenção para o facto de os dilemas atuais na formação de professores poderem ser, pelo menos em parte, discutidos como consequência da discrepância entre a importância potencial do conhecimento das ciências da educação e a baixa atenção ou desvalorização que estas recebem da parte da sociedade, dos decisores políticos e, por vezes, da própria comunidade científica. Em qualquer dos casos, estas situações nunca são indiferentes às visões e orientações político-ideológicas dominantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2271
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2271/1968
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 20 No. 2 (2015)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 20 n. 2 (2015)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219608620204033