Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3469 |
Resumo: | A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar. |
id |
UNISO-1_9e1be79dc0d7836e6f23ebd1d1b4bff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3469 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunadoA discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.Unicamp; Uniso2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3469Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 1 (2018)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 1 (2018)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3469/3095Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anandra Santos Ribeiro deSilva, Ivair Ramos2019-01-08T14:45:31Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3469Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-01-08T14:45:31Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado |
title |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado |
spellingShingle |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de |
title_short |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado |
title_full |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado |
title_fullStr |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado |
title_full_unstemmed |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado |
title_sort |
Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro:: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado |
author |
Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de |
author_facet |
Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de Silva, Ivair Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivair Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de Silva, Ivair Ramos |
description |
A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3469 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3469/3095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 1 (2018) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 1 (2018) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219609120374784 |