A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliano, Tiago
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Ismail Barra Nova de, Marques, Silvio César Moral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140
Resumo: A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.
id UNISO-1_bfacd662cbe7be7c606a9f74f7020b00
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3140
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São PauloA Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.Unicamp; Uniso2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 3 (2017)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 3 (2017)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140/2833Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliano, TiagoMelo, Ismail Barra Nova deMarques, Silvio César Moral2017-12-27T14:46:22Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3140Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2017-12-27T14:46:22Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
title A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
spellingShingle A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
Juliano, Tiago
title_short A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
title_full A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
title_fullStr A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
title_sort A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
author Juliano, Tiago
author_facet Juliano, Tiago
Melo, Ismail Barra Nova de
Marques, Silvio César Moral
author_role author
author2 Melo, Ismail Barra Nova de
Marques, Silvio César Moral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliano, Tiago
Melo, Ismail Barra Nova de
Marques, Silvio César Moral
description A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140/2833
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 3 (2017)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 3 (2017)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609094160384