A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140 |
Resumo: | A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos. |
id |
UNISO-1_bfacd662cbe7be7c606a9f74f7020b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3140 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São PauloA Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.Unicamp; Uniso2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 3 (2017)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 3 (2017)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140/2833Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliano, TiagoMelo, Ismail Barra Nova deMarques, Silvio César Moral2017-12-27T14:46:22Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3140Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2017-12-27T14:46:22Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo |
title |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo Juliano, Tiago |
title_short |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo |
title_full |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo |
title_sort |
A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior:: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo |
author |
Juliano, Tiago |
author_facet |
Juliano, Tiago Melo, Ismail Barra Nova de Marques, Silvio César Moral |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Ismail Barra Nova de Marques, Silvio César Moral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliano, Tiago Melo, Ismail Barra Nova de Marques, Silvio César Moral |
description |
A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3140/2833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 22 No. 3 (2017) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 22 n. 3 (2017) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219609094160384 |