SINAES, TEORIA E PRÁTICA: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS EM OPOSIÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2167 |
Resumo: | O artigo procura investigar os pressupostos epistemológicos que nortearam o Sistema Nacional de Avaliação Superior – Sinaes, implantado no Brasil em 2004, a fim de demonstrar um percurso que chega a Kant, quando examinados os princípios dispostos no documento original do Sinaes, e outro, aparentemente oposto, até Descartes, quando observada a práxis avaliativa do sistema. Argumenta-se acerca desta natureza polar do Sinaes, e a consequente insatisfação da comunidade acadêmica em relação a esta ruptura entre princípios e efetivação. Ao final propõem-se algumas possibilidades para iniciar uma superação desta dualidade, tendo como base o tripé em que se assenta o sistema, e a posição central da autoavaliação institucional frente aos outros dois pilares, a avaliação dos cursos de graduação e o exame nacional de desempenho do estudante. |
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