Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/33 |
Resumo: | As organizações precisam responder, com rapidez, à complexidade dos problemas gerados em ambientes de constantes mudanças, e o planejamento estratégico é a forma encontrada, para combinar conhecimentos e habilidades dos indivíduos e da organização, a fim de criar estratégias que efetivamente gerem resultados sustentáveis e garantam a competitividade da organização. As empresas capazes de se renovarem continuamente por meio da criação de estratégias inovadoras, associadas a um processo constante de aprendizagem organizacional, fundada no questionamento permanente, no diálogo e na interdisciplinaridade, serão as construtoras de amplas vantagens competitivas. Com base nessas premissas, esse artigo visa mostrar a evolução da aprendizagem organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição fnanceira pública brasileira, de 1992 a 2005, sob a ótica participativa, com base nos conceitos e práticas da interdisciplinaridade. |
id |
UNISUL-1_7247b0d1193e02dc49538f1883a76bc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/33 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileiraPlanejamento estratégicoAprendizagem organizacionalInterdisciplinaridadeAs organizações precisam responder, com rapidez, à complexidade dos problemas gerados em ambientes de constantes mudanças, e o planejamento estratégico é a forma encontrada, para combinar conhecimentos e habilidades dos indivíduos e da organização, a fim de criar estratégias que efetivamente gerem resultados sustentáveis e garantam a competitividade da organização. As empresas capazes de se renovarem continuamente por meio da criação de estratégias inovadoras, associadas a um processo constante de aprendizagem organizacional, fundada no questionamento permanente, no diálogo e na interdisciplinaridade, serão as construtoras de amplas vantagens competitivas. Com base nessas premissas, esse artigo visa mostrar a evolução da aprendizagem organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição fnanceira pública brasileira, de 1992 a 2005, sob a ótica participativa, com base nos conceitos e práticas da interdisciplinaridade.Universidade do Sul de Santa Catarina2008-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/3310.19177/reen.v1e1200884-103Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 1 (2008); 84-1031984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/33/33Gonçalves, Sonia Maria Goulartinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:25:30Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/33Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:18.921232Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira |
title |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira |
spellingShingle |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira Gonçalves, Sonia Maria Goulart Planejamento estratégico Aprendizagem organizacional Interdisciplinaridade |
title_short |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira |
title_full |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira |
title_fullStr |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira |
title_full_unstemmed |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira |
title_sort |
Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira |
author |
Gonçalves, Sonia Maria Goulart |
author_facet |
Gonçalves, Sonia Maria Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sonia Maria Goulart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Aprendizagem organizacional Interdisciplinaridade |
topic |
Planejamento estratégico Aprendizagem organizacional Interdisciplinaridade |
description |
As organizações precisam responder, com rapidez, à complexidade dos problemas gerados em ambientes de constantes mudanças, e o planejamento estratégico é a forma encontrada, para combinar conhecimentos e habilidades dos indivíduos e da organização, a fim de criar estratégias que efetivamente gerem resultados sustentáveis e garantam a competitividade da organização. As empresas capazes de se renovarem continuamente por meio da criação de estratégias inovadoras, associadas a um processo constante de aprendizagem organizacional, fundada no questionamento permanente, no diálogo e na interdisciplinaridade, serão as construtoras de amplas vantagens competitivas. Com base nessas premissas, esse artigo visa mostrar a evolução da aprendizagem organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição fnanceira pública brasileira, de 1992 a 2005, sob a ótica participativa, com base nos conceitos e práticas da interdisciplinaridade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/33 10.19177/reen.v1e1200884-103 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/33 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v1e1200884-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/33/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 1 (2008); 84-103 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1800220656559718400 |