Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo testar as tipologias de estratégias de Porter, Miles & Snow e Mintzberg nas franquias de fast food que operam no Brasil, destacando o impacto da resolução do trade-off clássico poder explanatório versus parcimônia na capacidade descritiva das alternativas. Com base em extensa revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, foram selecionados dez métodos competitivos e três variáveis de desempenho para análise da base de dados produzida a partir da pesquisa de campo realizada por Cohen (1998). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente empregando-se análise multivariável (cluster e manova) e estatística não-paramétrica, de forma a permitir a identificação de grupos estratégicos de acordo com as tipologias em estudo. Por fim, o desempenho médio dos grupos estratégicos formados foi comparado com os resultados preconizados pelos respectivos modelos teóricos. Constatou-se que as três tipologias testadas exibem capacidades descritivas distintas, sendo que a de Porter demonstrou maior aderência às franquias de fast food que operavam no Brasil na época. A parcimônia acabou sendo mais crítica em uma arena turbulenta e recessiva. |
id |
UNISUL-1_78bff408e972abb99e60182f0a8ff5b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/47 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no BrasilEstratégiaTipologiasFranquias de fast foodEste estudo tem por objetivo testar as tipologias de estratégias de Porter, Miles & Snow e Mintzberg nas franquias de fast food que operam no Brasil, destacando o impacto da resolução do trade-off clássico poder explanatório versus parcimônia na capacidade descritiva das alternativas. Com base em extensa revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, foram selecionados dez métodos competitivos e três variáveis de desempenho para análise da base de dados produzida a partir da pesquisa de campo realizada por Cohen (1998). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente empregando-se análise multivariável (cluster e manova) e estatística não-paramétrica, de forma a permitir a identificação de grupos estratégicos de acordo com as tipologias em estudo. Por fim, o desempenho médio dos grupos estratégicos formados foi comparado com os resultados preconizados pelos respectivos modelos teóricos. Constatou-se que as três tipologias testadas exibem capacidades descritivas distintas, sendo que a de Porter demonstrou maior aderência às franquias de fast food que operavam no Brasil na época. A parcimônia acabou sendo mais crítica em uma arena turbulenta e recessiva.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/4710.19177/reen.v1e22008159-176Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 159-1761984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47/47Brandt, Eloi Almiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:32:30Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/47Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.609621Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil |
title |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil |
spellingShingle |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil Brandt, Eloi Almiro Estratégia Tipologias Franquias de fast food |
title_short |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil |
title_full |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil |
title_fullStr |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil |
title_full_unstemmed |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil |
title_sort |
Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil |
author |
Brandt, Eloi Almiro |
author_facet |
Brandt, Eloi Almiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandt, Eloi Almiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Tipologias Franquias de fast food |
topic |
Estratégia Tipologias Franquias de fast food |
description |
Este estudo tem por objetivo testar as tipologias de estratégias de Porter, Miles & Snow e Mintzberg nas franquias de fast food que operam no Brasil, destacando o impacto da resolução do trade-off clássico poder explanatório versus parcimônia na capacidade descritiva das alternativas. Com base em extensa revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, foram selecionados dez métodos competitivos e três variáveis de desempenho para análise da base de dados produzida a partir da pesquisa de campo realizada por Cohen (1998). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente empregando-se análise multivariável (cluster e manova) e estatística não-paramétrica, de forma a permitir a identificação de grupos estratégicos de acordo com as tipologias em estudo. Por fim, o desempenho médio dos grupos estratégicos formados foi comparado com os resultados preconizados pelos respectivos modelos teóricos. Constatou-se que as três tipologias testadas exibem capacidades descritivas distintas, sendo que a de Porter demonstrou maior aderência às franquias de fast food que operavam no Brasil na época. A parcimônia acabou sendo mais crítica em uma arena turbulenta e recessiva. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47 10.19177/reen.v1e22008159-176 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v1e22008159-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 159-176 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1800220656578592768 |