Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Eloi Almiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47
Resumo: Este estudo tem por objetivo testar as tipologias de estratégias de Porter, Miles & Snow e Mintzberg nas franquias de fast food que operam no Brasil, destacando o impacto da resolução do trade-off clássico poder explanatório versus parcimônia na capacidade descritiva das alternativas. Com base em extensa revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, foram selecionados dez métodos competitivos e três variáveis de desempenho para análise da base de dados produzida a partir da pesquisa de campo realizada por Cohen (1998). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente empregando-se análise multivariável (cluster e manova) e estatística não-paramétrica, de forma a permitir a identificação de grupos estratégicos de acordo com as tipologias em estudo. Por fim, o desempenho médio dos grupos estratégicos formados foi comparado com os resultados preconizados pelos respectivos modelos teóricos. Constatou-se que as três tipologias testadas exibem capacidades descritivas distintas, sendo que a de Porter demonstrou maior aderência às franquias de fast food que operavam no Brasil na época. A parcimônia acabou sendo mais crítica em uma arena turbulenta e recessiva.
id UNISUL-1_78bff408e972abb99e60182f0a8ff5b0
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/47
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no BrasilEstratégiaTipologiasFranquias de fast foodEste estudo tem por objetivo testar as tipologias de estratégias de Porter, Miles & Snow e Mintzberg nas franquias de fast food que operam no Brasil, destacando o impacto da resolução do trade-off clássico poder explanatório versus parcimônia na capacidade descritiva das alternativas. Com base em extensa revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, foram selecionados dez métodos competitivos e três variáveis de desempenho para análise da base de dados produzida a partir da pesquisa de campo realizada por Cohen (1998). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente empregando-se análise multivariável (cluster e manova) e estatística não-paramétrica, de forma a permitir a identificação de grupos estratégicos de acordo com as tipologias em estudo. Por fim, o desempenho médio dos grupos estratégicos formados foi comparado com os resultados preconizados pelos respectivos modelos teóricos. Constatou-se que as três tipologias testadas exibem capacidades descritivas distintas, sendo que a de Porter demonstrou maior aderência às franquias de fast food que operavam no Brasil na época. A parcimônia acabou sendo mais crítica em uma arena turbulenta e recessiva.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/4710.19177/reen.v1e22008159-176Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 159-1761984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47/47Brandt, Eloi Almiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:32:30Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/47Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.609621Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
title Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
spellingShingle Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
Brandt, Eloi Almiro
Estratégia
Tipologias
Franquias de fast food
title_short Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
title_full Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
title_fullStr Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
title_full_unstemmed Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
title_sort Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil
author Brandt, Eloi Almiro
author_facet Brandt, Eloi Almiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Eloi Almiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Tipologias
Franquias de fast food
topic Estratégia
Tipologias
Franquias de fast food
description Este estudo tem por objetivo testar as tipologias de estratégias de Porter, Miles & Snow e Mintzberg nas franquias de fast food que operam no Brasil, destacando o impacto da resolução do trade-off clássico poder explanatório versus parcimônia na capacidade descritiva das alternativas. Com base em extensa revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, foram selecionados dez métodos competitivos e três variáveis de desempenho para análise da base de dados produzida a partir da pesquisa de campo realizada por Cohen (1998). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente empregando-se análise multivariável (cluster e manova) e estatística não-paramétrica, de forma a permitir a identificação de grupos estratégicos de acordo com as tipologias em estudo. Por fim, o desempenho médio dos grupos estratégicos formados foi comparado com os resultados preconizados pelos respectivos modelos teóricos. Constatou-se que as três tipologias testadas exibem capacidades descritivas distintas, sendo que a de Porter demonstrou maior aderência às franquias de fast food que operavam no Brasil na época. A parcimônia acabou sendo mais crítica em uma arena turbulenta e recessiva.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47
10.19177/reen.v1e22008159-176
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47
identifier_str_mv 10.19177/reen.v1e22008159-176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/47/47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 159-176
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220656578592768