INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Ellen Corrêa Wandembruck
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jacometti, Márcio, Nascimento, Thiago Cavalcante, Bonfim, Leandro Rodrigo Canto, Oliveira, Luiz César de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6382
Resumo: This article presents the study of a network of tourism companies in the cities of Quatro Barras and Campina Grande do Sul, Paraná. The objective was to identify strategies that foster institutional entrepreneurship in the region and to develop the entrepreneurial profile of the agents involved. It is a case study that used content analysis of documents and direct observation in the field. The strategies adopted by the twelve companies investigated were identified according to the concepts of strategic formulation, suggesting that the adoption of joint strategies stimulated both corporate and institutional entrepreneurship. 
id UNISUL-1_8d5903119909fd37935a5198890e7a53
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6382
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORKESTRATEGIAS DE EMPRENDEDORISMO INSTITUCIONAL EN UNA RED DE EMPRESAS DE TURISMOESTRATÉGIAS DE EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAL NUMA REDE DE EMPRESAS DE TURISMOStrategies of entrepreneurshipInstitutional EntrepreneurshipEntrepreneur ProfileCorporate EntrepreneurshipTourism Network.Estrategias de espíritu empresarialEmprendedorismo InstitucionalPerfil del emprendedorEmprendedorismo corporativoRed de Turismo.Estratégias de empreendedorismoEmpreendedorismo InstitucionalPerfil EmpreendedorEmpreendedorismo CorporativoRede de Turismo.This article presents the study of a network of tourism companies in the cities of Quatro Barras and Campina Grande do Sul, Paraná. The objective was to identify strategies that foster institutional entrepreneurship in the region and to develop the entrepreneurial profile of the agents involved. It is a case study that used content analysis of documents and direct observation in the field. The strategies adopted by the twelve companies investigated were identified according to the concepts of strategic formulation, suggesting that the adoption of joint strategies stimulated both corporate and institutional entrepreneurship. Este artículo presenta el estudio de una red de empresas del sector turístico en las ciudades de Cuatro Barras y Campina Grande do Sul, Paraná. El objetivo fue identificar estrategias que fomenten el espíritu emprendedor institucional en la región y el desarrollo del perfil emprendedor de los agentes involucrados. Se trata de un estudio de caso que utilizó análisis de contenido de documentos y observación directa en el campo. Las estrategias adoptadas por las doce empresas investigadas fueron identificadas de acuerdo con los conceptos de formulación estratégica, sugiriendo que la adopción de estrategias conjuntas estimuló tanto el emprendedorismo corporativo como el institucional. Este artigo apresenta o estudo de uma rede de empresas do setor de turismo nas cidades de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Paraná. O objetivo foi identificar estratégias que fomentam o empreendedorismo institucional na região e o desenvolvimento do perfil empreendedor dos agentes envolvidos. Trata-se de um estudo de caso que utilizou análise de conteúdo de documentos e observação direta no campo. As estratégias adotadas pelas doze empresas investigadas foram identificadas de acordo com os conceitos de formulação estratégica, sugerindo que a adoção de estratégias conjuntas estimulou tanto o empreendedorismo corporativo como o institucional.Universidade do Sul de Santa Catarina2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/638210.19177/reen.v11e32018136-168Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 11 n. 3 (2018); 136-1681984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6382/pdfCopyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Estratégia & Negóciosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLago, Ellen Corrêa WandembruckJacometti, MárcioNascimento, Thiago CavalcanteBonfim, Leandro Rodrigo CantoOliveira, Luiz César de2020-05-09T20:20:14Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6382Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:35.513040Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
ESTRATEGIAS DE EMPRENDEDORISMO INSTITUCIONAL EN UNA RED DE EMPRESAS DE TURISMO
ESTRATÉGIAS DE EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAL NUMA REDE DE EMPRESAS DE TURISMO
title INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
spellingShingle INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
Lago, Ellen Corrêa Wandembruck
Strategies of entrepreneurship
Institutional Entrepreneurship
Entrepreneur Profile
Corporate Entrepreneurship
Tourism Network.
Estrategias de espíritu empresarial
Emprendedorismo Institucional
Perfil del emprendedor
Emprendedorismo corporativo
Red de Turismo.
Estratégias de empreendedorismo
Empreendedorismo Institucional
Perfil Empreendedor
Empreendedorismo Corporativo
Rede de Turismo.
title_short INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
title_full INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
title_fullStr INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
title_full_unstemmed INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
title_sort INSTITUTIONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGIES IN A TOURISM BUSINESS NETWORK
author Lago, Ellen Corrêa Wandembruck
author_facet Lago, Ellen Corrêa Wandembruck
Jacometti, Márcio
Nascimento, Thiago Cavalcante
Bonfim, Leandro Rodrigo Canto
Oliveira, Luiz César de
author_role author
author2 Jacometti, Márcio
Nascimento, Thiago Cavalcante
Bonfim, Leandro Rodrigo Canto
Oliveira, Luiz César de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Ellen Corrêa Wandembruck
Jacometti, Márcio
Nascimento, Thiago Cavalcante
Bonfim, Leandro Rodrigo Canto
Oliveira, Luiz César de
dc.subject.por.fl_str_mv Strategies of entrepreneurship
Institutional Entrepreneurship
Entrepreneur Profile
Corporate Entrepreneurship
Tourism Network.
Estrategias de espíritu empresarial
Emprendedorismo Institucional
Perfil del emprendedor
Emprendedorismo corporativo
Red de Turismo.
Estratégias de empreendedorismo
Empreendedorismo Institucional
Perfil Empreendedor
Empreendedorismo Corporativo
Rede de Turismo.
topic Strategies of entrepreneurship
Institutional Entrepreneurship
Entrepreneur Profile
Corporate Entrepreneurship
Tourism Network.
Estrategias de espíritu empresarial
Emprendedorismo Institucional
Perfil del emprendedor
Emprendedorismo corporativo
Red de Turismo.
Estratégias de empreendedorismo
Empreendedorismo Institucional
Perfil Empreendedor
Empreendedorismo Corporativo
Rede de Turismo.
description This article presents the study of a network of tourism companies in the cities of Quatro Barras and Campina Grande do Sul, Paraná. The objective was to identify strategies that foster institutional entrepreneurship in the region and to develop the entrepreneurial profile of the agents involved. It is a case study that used content analysis of documents and direct observation in the field. The strategies adopted by the twelve companies investigated were identified according to the concepts of strategic formulation, suggesting that the adoption of joint strategies stimulated both corporate and institutional entrepreneurship. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6382
10.19177/reen.v11e32018136-168
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6382
identifier_str_mv 10.19177/reen.v11e32018136-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6382/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 11 n. 3 (2018); 136-168
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220658135728128