Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Júnior, José Mário de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Karen Menger da, Zawislak, Paulo Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44473
Resumo: Neste artigo, relata-se o caso da Muri Linhas de Montagem, empresa fundada em 1985, especializada no desenvolvimento e na fabricação de células de produção para a indústria automotiva, e explicita-se a sua estratégia de inovação formulada e que vem sendo adotada desde 2001. A trajetória da empresa é marcada pelo empreendedorismo de seus fundadores, pela busca do seu posicionamento estratégico ante as pressões do mercado e as suas competências internas, e pela definição de uma estratégia de inovação que traduzisse essa combinação do conhecimento obtido através da observação dos ambientes externo e interno. Tal estratégia levou a Muri a ser uma das poucas empresas brasileiras, no seu ramo de negócios, a exportar seus produtos para os Estados Unidos, sendo essa a materialização da trajetória bem-sucedida da empresa na definição da sua estratégia de inovação. Com o relato dessa estratégia pretende-se ilustrar um caso em que a inovação constante fortalece e valoriza a marca de uma empresa.
id USP-27_2dfd430d55174f1399d8a156dc5b941a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44473
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de MontagemEstrategia de innovación: el caso de Muri Linhas de MontagemInnovation strategy: the case of Muri Assembly Systemsstrategyinnovationentrepreneurshipestrategiainnovaciónespíritu emprendedorestratégiainovaçãoempreendedorismoNeste artigo, relata-se o caso da Muri Linhas de Montagem, empresa fundada em 1985, especializada no desenvolvimento e na fabricação de células de produção para a indústria automotiva, e explicita-se a sua estratégia de inovação formulada e que vem sendo adotada desde 2001. A trajetória da empresa é marcada pelo empreendedorismo de seus fundadores, pela busca do seu posicionamento estratégico ante as pressões do mercado e as suas competências internas, e pela definição de uma estratégia de inovação que traduzisse essa combinação do conhecimento obtido através da observação dos ambientes externo e interno. Tal estratégia levou a Muri a ser uma das poucas empresas brasileiras, no seu ramo de negócios, a exportar seus produtos para os Estados Unidos, sendo essa a materialização da trajetória bem-sucedida da empresa na definição da sua estratégia de inovação. Com o relato dessa estratégia pretende-se ilustrar um caso em que a inovação constante fortalece e valoriza a marca de uma empresa.En este artículo se describe el caso de Muri Linhas de Montagem (Muri Líneas de Montaje), empresa fundada en 1985, especializada en el desarrollo y la fabricación de células de producción para la industria automotriz, y se explica la estrategia de innovación, formulada en 2001, que ha sido adoptada por la empresa. Su trayectoria está marcada por el espíritu emprendedor de los fundadores, por la búsqueda de su posicionamiento estratégico delante de las presiones del mercado y de sus competencias internas, y por la definición de una estrategia de innovación que tradujera esa combinación del conocimiento obtenido por medio de la observación de los ambientes externo e interno. Dicha estrategia llevó a Muri a convertirse en una de las pocas empresas brasileñas, en su segmento de mercado, a exportar sus productos a Estados Unidos, siendo ésta la materialización de una trayectoria exitosa de la empresa en la definición de su estrategia de innovación. Con el relato de esta estrategia, se pretende ilustrar un caso en que la innovación constante refuerza y valora la marca de una empresa.This article reports the case of Muri Assembly Systems, founded in 1985, specialized in the development and manufacture of assembly lines for automotive industry, and it sets out an innovation strategy formulated in 2001, which has being adopted by the company since then. Its success is a consequence of the entrepreneurship of its founders; the searching for a strategic planning that captures its core competencies and the market pressures, and the definition of an innovation strategy framework that translates the knowledge acquired from the observation of the external and internal environments. As a result, Muri belongs to a minor group of Brazilian company on its industry to export its products to USA, being this a fairly indication of a successful innovation strategy framework. The report of this strategy intends to illustrate a case where the constant innovation strengthens and adds value to the company's brandmark.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4447310.1590/S0080-21072008000200003Revista de Administração; v. 43 n. 2 (2008); 152-161Revista de Administração; Vol. 43 No. 2 (2008); 152-161Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 2 (2008); 152-1611984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44473/48093Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Júnior, José Mário deSilva, Karen Menger daZawislak, Paulo Antônio2012-09-21T12:42:02Zoai:revistas.usp.br:article/44473Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:42:02Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
Estrategia de innovación: el caso de Muri Linhas de Montagem
Innovation strategy: the case of Muri Assembly Systems
title Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
spellingShingle Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
Carvalho Júnior, José Mário de
strategy
innovation
entrepreneurship
estrategia
innovación
espíritu emprendedor
estratégia
inovação
empreendedorismo
title_short Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
title_full Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
title_fullStr Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
title_full_unstemmed Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
title_sort Estratégia de inovação: o caso da Muri Linhas de Montagem
author Carvalho Júnior, José Mário de
author_facet Carvalho Júnior, José Mário de
Silva, Karen Menger da
Zawislak, Paulo Antônio
author_role author
author2 Silva, Karen Menger da
Zawislak, Paulo Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Júnior, José Mário de
Silva, Karen Menger da
Zawislak, Paulo Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv strategy
innovation
entrepreneurship
estrategia
innovación
espíritu emprendedor
estratégia
inovação
empreendedorismo
topic strategy
innovation
entrepreneurship
estrategia
innovación
espíritu emprendedor
estratégia
inovação
empreendedorismo
description Neste artigo, relata-se o caso da Muri Linhas de Montagem, empresa fundada em 1985, especializada no desenvolvimento e na fabricação de células de produção para a indústria automotiva, e explicita-se a sua estratégia de inovação formulada e que vem sendo adotada desde 2001. A trajetória da empresa é marcada pelo empreendedorismo de seus fundadores, pela busca do seu posicionamento estratégico ante as pressões do mercado e as suas competências internas, e pela definição de uma estratégia de inovação que traduzisse essa combinação do conhecimento obtido através da observação dos ambientes externo e interno. Tal estratégia levou a Muri a ser uma das poucas empresas brasileiras, no seu ramo de negócios, a exportar seus produtos para os Estados Unidos, sendo essa a materialização da trajetória bem-sucedida da empresa na definição da sua estratégia de inovação. Com o relato dessa estratégia pretende-se ilustrar um caso em que a inovação constante fortalece e valoriza a marca de uma empresa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44473
10.1590/S0080-21072008000200003
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44473
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072008000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44473/48093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 43 n. 2 (2008); 152-161
Revista de Administração; Vol. 43 No. 2 (2008); 152-161
Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 2 (2008); 152-161
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888343633920