Relacionamentos interorganizacionais: fatores influencidores, facilitadores e dificultadores na formação de rede de cooperação
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1967 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar fatores dos relacionamentos interorganizacionais que facilitam e dificultam a formação de rede de cooperação de empresas a partir de dois níveis de análise (organizacional e interorganizacional). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa, com prospecção de dados primários e secundários em uma rede de cooperação. O universo foi composto por 41 empresas conveniadas à rede em análise, sendo que o processo de amostragem se deu por acessibilidade e conveniência dos pesquisadores. Como resultados, identificou-se que a rede analisada pauta-se por objetivos de cooperação entre as empresas participantes, além de representar o setor e prestar serviços de interesse dos associados. Os principais fatores influenciadores para a formação da rede foram: central de negócios, marketing e treinamento, sendo que apenas este último foi alcançado de maneira satisfatória, segundo os respondentes. A central de negócios e o marketing ainda não foram plenamente desenvolvidos, sendo ambos identificados como fatores dificultadores. |
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Relacionamentos interorganizacionais: fatores influencidores, facilitadores e dificultadores na formação de rede de cooperaçãoRelaciones inter-organizacionales: factores de influencia, facilitadores y dificultadores em la formación de red de cooperaciónInter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation networkNetworksCooperation networksRetail Pharmacy.RedesRedes de cooperaciónVenta al por menor en campo farmacéutico.RedesRedes de cooperaçãoVarejo farmacêutico.O presente trabalho teve como objetivo identificar fatores dos relacionamentos interorganizacionais que facilitam e dificultam a formação de rede de cooperação de empresas a partir de dois níveis de análise (organizacional e interorganizacional). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa, com prospecção de dados primários e secundários em uma rede de cooperação. O universo foi composto por 41 empresas conveniadas à rede em análise, sendo que o processo de amostragem se deu por acessibilidade e conveniência dos pesquisadores. Como resultados, identificou-se que a rede analisada pauta-se por objetivos de cooperação entre as empresas participantes, além de representar o setor e prestar serviços de interesse dos associados. Os principais fatores influenciadores para a formação da rede foram: central de negócios, marketing e treinamento, sendo que apenas este último foi alcançado de maneira satisfatória, segundo os respondentes. A central de negócios e o marketing ainda não foram plenamente desenvolvidos, sendo ambos identificados como fatores dificultadores.Ese trabajo tuve como objetivo identificar factores de las relaciones inter-organizacionales que facilitan y dificultan la formación de red de cooperación de empresas a partir de dos niveles de análisis (organizacional e inter-organizacional). Para eso fue desarrollado un estudio descriptivo de naturaleza cualitativa, con prospección de datos primarios y secundarios en una red de cooperación. El universo fue compuesto por 41 empresas que tienen acuerdo con la red en análisis, y el proceso de amuestra ocurrió por accesibilidad y conveniencia de los investigadores. Como resultados fue identificado que la red analizada es guiada por objetivos de cooperación entre las empresas participantes, allá más de representar el sector y prestar servicios de interés de los asociados. Los principales factores de influencia para la formación de la red fueron: central de negocios, marketing y formación, y sólo este este último fue alcanzado de manera satisfactoria, de acurdo con los respondientes. La central de negocios y el marketing todavía no fueron desarrollados plenamente, y los dos fueron identificados como factores dificultadores.The present paper had as aim to identify factors of inter-organizational relationships which promotes and restricts the formation of companies’ cooperation network, from two levels of analysis (organizational and inter-organizational). To achieve this goal, it was developed a descriptive-qualitative study, with prospecting for primary and secondary data on a cooperation network. The universe was composed by 41 participating companies associated to the analyzed network. The sampling procedure was for researcher’s accessibility and convenience. As a result, it was identified that the network is guided by goals of cooperation among the participating companies, in addition to representing the sector and provide services in the interests of the associates. The main factors influencing the formation of the network were: business center, marketing and training; but only training has been achieved satisfactorily. The business center and marketing factors have not yet been fully developed, being both identified as restrictive factors.Universidade do Sul de Santa Catarina2014-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/196710.19177/reen.v7e12014p.213-241Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 7 n. 1 (2014); 213-2411984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1967/1530Gaspar, Marcos AntonioSilva, Rosângela SarmentoFarina, Milton CarlosSiqueira, João Paulo Lara deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T14:13:47Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1967Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:26.561251Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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