Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/969 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo identificar fatores dos relacionamentos interorganizacionais que facilitam e dificultam a formação de rede de cooperação de empresas a partir de dois níveis de análise (organizacional e interorganizacional). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa, com prospecção de dados primários e secundários em uma rede de cooperação. O universo foi composto por 41 empresas conveniadas à rede em análise, sendo que o processo de amostragem se deu por acessibilidade e conveniência dos pesquisadores. Como resultados, identificou-se que a rede analisada pauta-se por objetivos de cooperação entre as empresas participantes, além de representar o setor e prestar serviços de interesse dos associados. Os principais fatores influenciadores para a formação da rede foram: central de negócios, marketing e treinamento, sendo que apenas este último foi alcançado de maneira satisfatória, segundo os respondentes. A central de negócios e o marketing ainda não foram plenamente desenvolvidos, sendo ambos identificados como fatores dificultadores. |
id |
USCS-1_ef22bafc2ecfe35a590eb5bbf103a55d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/969 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation networkRelacionamentos interorganizacionais: fatores influenciadores, facilitadores e dificultadores na formação da rede de cooperaçãoRelaciones inter-organizacionales: factores de influencia, facilitadores y dificultadores em la formación de red de cooperación2014-012017-03-29T14:46:01Z2017-03-29T14:46:01ZO presente trabalho teve como objetivo identificar fatores dos relacionamentos interorganizacionais que facilitam e dificultam a formação de rede de cooperação de empresas a partir de dois níveis de análise (organizacional e interorganizacional). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa, com prospecção de dados primários e secundários em uma rede de cooperação. O universo foi composto por 41 empresas conveniadas à rede em análise, sendo que o processo de amostragem se deu por acessibilidade e conveniência dos pesquisadores. Como resultados, identificou-se que a rede analisada pauta-se por objetivos de cooperação entre as empresas participantes, além de representar o setor e prestar serviços de interesse dos associados. Os principais fatores influenciadores para a formação da rede foram: central de negócios, marketing e treinamento, sendo que apenas este último foi alcançado de maneira satisfatória, segundo os respondentes. A central de negócios e o marketing ainda não foram plenamente desenvolvidos, sendo ambos identificados como fatores dificultadores.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2017-03-28T18:10:44Z No. of bitstreams: 1 1967-4548-1-PB.pdf: 490824 bytes, checksum: 8b73946b66339110e0f25c71c168d455 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2017-03-28T19:51:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1967-4548-1-PB.pdf: 490824 bytes, checksum: 8b73946b66339110e0f25c71c168d455 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2017-03-29T14:46:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1967-4548-1-PB.pdf: 490824 bytes, checksum: 8b73946b66339110e0f25c71c168d455 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-29T14:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1967-4548-1-PB.pdf: 490824 bytes, checksum: 8b73946b66339110e0f25c71c168d455 (MD5) Previous issue date: 2014-01RedesRedes de cooperaçãoVarejo farmacêuticohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/969DMD_hdl_123456789/969GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; FARINA, Milton Carlos; SIQUEIRA, João Paulo Lara. Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, n. 1, p. 214-241, jan./abr. 2014.GASPAR, Marcos AntonioSILVA, Rosângela SarmentoFARINA, Milton CarlosSIQUEIRA, João Paulo Laraengreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1967-4548-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/969/2/1967-4548-1-PB.pdfapplication/pdf490824http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/969/2/1967-4548-1-PB.pdf8b73946b66339110e0f25c71c168d455MD5123456789_969_22020-07-22T15:45:37Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/969Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:40.073Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network |
dc.title.alternative..fl_str_mv |
Relacionamentos interorganizacionais: fatores influenciadores, facilitadores e dificultadores na formação da rede de cooperação Relaciones inter-organizacionales: factores de influencia, facilitadores y dificultadores em la formación de red de cooperación |
title |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network |
spellingShingle |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network GASPAR, Marcos Antonio Redes Redes de cooperação Varejo farmacêutico |
title_short |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network |
title_full |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network |
title_fullStr |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network |
title_full_unstemmed |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network |
title_sort |
Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network |
author |
GASPAR, Marcos Antonio |
author_facet |
GASPAR, Marcos Antonio SILVA, Rosângela Sarmento FARINA, Milton Carlos SIQUEIRA, João Paulo Lara |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Rosângela Sarmento FARINA, Milton Carlos SIQUEIRA, João Paulo Lara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio SILVA, Rosângela Sarmento FARINA, Milton Carlos SIQUEIRA, João Paulo Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Redes de cooperação Varejo farmacêutico |
topic |
Redes Redes de cooperação Varejo farmacêutico |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve como objetivo identificar fatores dos relacionamentos interorganizacionais que facilitam e dificultam a formação de rede de cooperação de empresas a partir de dois níveis de análise (organizacional e interorganizacional). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa, com prospecção de dados primários e secundários em uma rede de cooperação. O universo foi composto por 41 empresas conveniadas à rede em análise, sendo que o processo de amostragem se deu por acessibilidade e conveniência dos pesquisadores. Como resultados, identificou-se que a rede analisada pauta-se por objetivos de cooperação entre as empresas participantes, além de representar o setor e prestar serviços de interesse dos associados. Os principais fatores influenciadores para a formação da rede foram: central de negócios, marketing e treinamento, sendo que apenas este último foi alcançado de maneira satisfatória, segundo os respondentes. A central de negócios e o marketing ainda não foram plenamente desenvolvidos, sendo ambos identificados como fatores dificultadores. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo identificar fatores dos relacionamentos interorganizacionais que facilitam e dificultam a formação de rede de cooperação de empresas a partir de dois níveis de análise (organizacional e interorganizacional). Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa, com prospecção de dados primários e secundários em uma rede de cooperação. O universo foi composto por 41 empresas conveniadas à rede em análise, sendo que o processo de amostragem se deu por acessibilidade e conveniência dos pesquisadores. Como resultados, identificou-se que a rede analisada pauta-se por objetivos de cooperação entre as empresas participantes, além de representar o setor e prestar serviços de interesse dos associados. Os principais fatores influenciadores para a formação da rede foram: central de negócios, marketing e treinamento, sendo que apenas este último foi alcançado de maneira satisfatória, segundo os respondentes. A central de negócios e o marketing ainda não foram plenamente desenvolvidos, sendo ambos identificados como fatores dificultadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-29T14:46:01Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-29T14:46:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/969 DMD_hdl_123456789/969 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; FARINA, Milton Carlos; SIQUEIRA, João Paulo Lara. Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, n. 1, p. 214-241, jan./abr. 2014. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/969 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/969 GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; FARINA, Milton Carlos; SIQUEIRA, João Paulo Lara. Inter-organizational relationships: promoters and restrictive factors in the formation of cooperation network. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, n. 1, p. 214-241, jan./abr. 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672951115163893760 |