Performance da masculinidade: a última fronteira da performance Queer em "Brokeback Mountain "

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hünninghausen, Carlos Guilherme
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Crítica Cultural (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/90
Resumo: "Brokeback Mountain " vai além das fronteiras estabelecidas por Hollywood em relação à questão de gênero. A razão, ainda que simples, não é óbvia. Judith Butler, afirma que a categoria gênero não pode ser entendida como um destino biológico, mas sim como uma performance que evoca a constituição cultural da categoria gênero. Tendo-se isso em mente, minha idéia é tentar mostrar que no filme “Brokeback Mountain ” todos os problemas, todos os dramas vividos pelos personagens, dependem da inabilidade cultural dos mesmos em reconhecer, aceitar e desenvolver performances que não são imediatamente constituídas como legítimas nos termos habitualmente propostos (e aceitos) pelo contexto heterossexual. No caso específico de Jack Twist e Ennis del Mar, os personagens principais de Brokeback Mountain , a atração, o prazer e a crescente afeição que ambos sentem pelo outro como dois indivíduos do mesmo sexo biológico.
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Tendo-se isso em mente, minha idéia é tentar mostrar que no filme “Brokeback Mountain ” todos os problemas, todos os dramas vividos pelos personagens, dependem da inabilidade cultural dos mesmos em reconhecer, aceitar e desenvolver performances que não são imediatamente constituídas como legítimas nos termos habitualmente propostos (e aceitos) pelo contexto heterossexual. No caso específico de Jack Twist e Ennis del Mar, os personagens principais de Brokeback Mountain , a atração, o prazer e a crescente afeição que ambos sentem pelo outro como dois indivíduos do mesmo sexo biológico."Brokeback Mountain " se instala más allá de las fronteras establecidas por Hollywood con relación a las cuestiones del género. La razón, aunque simple, no es obvia. Judith Blutler dice que la categoría de género no puede ser entendida como un destino biológico y si como una performance que evoca la constitución cultural de la categoría género. Con eso en la mira, la idea es intentar mostrar que en la película "Brokeback Mountain " todos los problemas, los dramas vividos por los personajes, dependen de la inhabilidad cultural de los mismos para reconocer, aceptar y desarrollar performances que no son inmediatamente constituidas como legítimas en los términos normalmente postulados (y aceptados) por el contexto heterosexual. En el caso específico de Jack Twist y Ennis del Mar, los personajes principales de Brokeback Mountain , la atracción, el placer y el creciente afecto que sienten en tanto dos individuos del mismo sexo biológico.“Brokeback Mountain ” dépasse les frontières établies par Hollywood par rapport à la question du genre. La raison, malgré sa simplicité, n’est pas évidente. Judith Butler dit que la catégorie genre ne peut être comprise comme un destin biologique, mais au contraire comme une performance qui suscite la constitution culturelle de la catégorie genre. Ayant ceci dans la pensée, mon idée est celle d’essayer de démontrer que, dans le film “Brokeback Mountain ”, tous les problèmes, tous les drames vécus par les personnages résultent de l’inhabileté culturelle des mêmes dans le fait de reconnaître, accepter et déveloper des performances qui ne sont pas tout de suite constituées comme légitimes dans les termes habituellement proposés (et acceptés) dans le contexte hétérosexuel. Dans le cas spécifique de Jack Twist et Ennis del Mar, les personnages centraux de Brockeback Mountain, l’attrait, le plaisir et l’attachement croissant que chacun éprouve mutuellement tout en étant des êtres du même sexe biologique."Brokeback Mountain " goes beyond the frontiers ordinarily established by Hollywood in relation to gender questions. The main reason for this, although quite simple, isn't obvious. Judith Butler writes: the category of gender cannot be understood and referred to as a biological destiny but as a performance which evokes the constitution of gender as a cultural category. Having this in mind, my idea in this paper is to show how every social drama lived out by the main characters in this film are caused by the inability of the heterosexual stage to recognize discreet performances which deviate from its regulatory practices of gender coherence, the "gender as destiny" norm of compulsory heterosexuality. In the specific case of Jack Twist and Ennis del Mar, the main characters in Brokeback Mountain , the attraction, the pleasure and the growing affection for each other as two individuals of the same biological sex.Universidade do Sul de Santa Catarina2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/9010.19177/rcc.v1e220065-7Revista Crítica Cultural; v. 1 n. 2 (2006); 5-71980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/90/100Hünninghausen, Carlos Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-30T19:07:37Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/90Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2016-09-30T19:07:37Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
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