#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365 |
Resumo: | Considerando o uso difundido de hashtags no Twitter, o objetivo deste artigo é analisar como estas foram usadas para manifestar amor e ódio aos candidatos à presidência da república em 2018. O arcabouço da Teoria da (Im)Polidez constituíram a base para análise dos dados, assim como estudos acerca do estilo conversacional digital (SCOTT, 2015). Entre 6 de setembro a 6 de outubro de 2018, postagens dos candidatos bem como de seus seguidores foram coletadas diariamente, totalizando cerca de 3000 tweets. Em geral, os resultados indicam que as hashtags atuaram como estratégias para intensificar manifestações de apoio a um determinado candidato por meio de postagens feitas no perfil de seu concorrente, sendo também usadas para manifestar ataque explícito e não-racionalizado a rivais. Além disso, as hashtags apresentavam conteúdo derrogatório e injustificado, além de pouco elaborado e superficial. Esse uso aponta para um anti-debate, marcado, paradoxalmente, por apoio e ataque, e impolidez linguística. |
id |
UNISUL-3_76b2bfbf393de0a611c8382e60bb0283 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7365 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digitalConsiderando o uso difundido de hashtags no Twitter, o objetivo deste artigo é analisar como estas foram usadas para manifestar amor e ódio aos candidatos à presidência da república em 2018. O arcabouço da Teoria da (Im)Polidez constituíram a base para análise dos dados, assim como estudos acerca do estilo conversacional digital (SCOTT, 2015). Entre 6 de setembro a 6 de outubro de 2018, postagens dos candidatos bem como de seus seguidores foram coletadas diariamente, totalizando cerca de 3000 tweets. Em geral, os resultados indicam que as hashtags atuaram como estratégias para intensificar manifestações de apoio a um determinado candidato por meio de postagens feitas no perfil de seu concorrente, sendo também usadas para manifestar ataque explícito e não-racionalizado a rivais. Além disso, as hashtags apresentavam conteúdo derrogatório e injustificado, além de pouco elaborado e superficial. Esse uso aponta para um anti-debate, marcado, paradoxalmente, por apoio e ataque, e impolidez linguística.Silvânia Siebert2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-49Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-491982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365/4898Copyright (c) 2020 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Marisa Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdorno Marciotto Oliveira, Ana LarissaCarneiro, Marisa2020-03-31T12:32:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7365Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-03-31T12:32:32Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 |
title |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 |
spellingShingle |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digital |
title_short |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 |
title_full |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 |
title_fullStr |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 |
title_full_unstemmed |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 |
title_sort |
#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 |
author |
Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa |
author_facet |
Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa Carneiro, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa Carneiro, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digital |
topic |
Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digital |
description |
Considerando o uso difundido de hashtags no Twitter, o objetivo deste artigo é analisar como estas foram usadas para manifestar amor e ódio aos candidatos à presidência da república em 2018. O arcabouço da Teoria da (Im)Polidez constituíram a base para análise dos dados, assim como estudos acerca do estilo conversacional digital (SCOTT, 2015). Entre 6 de setembro a 6 de outubro de 2018, postagens dos candidatos bem como de seus seguidores foram coletadas diariamente, totalizando cerca de 3000 tweets. Em geral, os resultados indicam que as hashtags atuaram como estratégias para intensificar manifestações de apoio a um determinado candidato por meio de postagens feitas no perfil de seu concorrente, sendo também usadas para manifestar ataque explícito e não-racionalizado a rivais. Além disso, as hashtags apresentavam conteúdo derrogatório e injustificado, além de pouco elaborado e superficial. Esse uso aponta para um anti-debate, marcado, paradoxalmente, por apoio e ataque, e impolidez linguística. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365/4898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Marisa Carneiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Marisa Carneiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-49 Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-49 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220575776374784 |