#EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carneiro, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365
Resumo: Considerando o uso difundido de hashtags no Twitter, o objetivo deste artigo é analisar como estas foram usadas para manifestar amor e ódio aos candidatos à presidência da república em 2018. O arcabouço da Teoria da (Im)Polidez constituíram a base para análise dos dados, assim como estudos acerca do estilo conversacional digital (SCOTT, 2015). Entre 6 de setembro a 6 de outubro de 2018, postagens dos candidatos bem como de seus seguidores foram coletadas diariamente, totalizando cerca de 3000 tweets. Em geral, os resultados indicam que as hashtags atuaram como estratégias para intensificar manifestações de apoio a um determinado candidato por meio de postagens feitas no perfil de seu concorrente, sendo também usadas para manifestar ataque explícito e não-racionalizado a rivais. Além disso, as hashtags apresentavam conteúdo derrogatório e injustificado, além de pouco elaborado e superficial. Esse uso aponta para um anti-debate, marcado, paradoxalmente, por apoio e ataque, e impolidez linguística.
id UNISUL-3_76b2bfbf393de0a611c8382e60bb0283
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7365
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digitalConsiderando o uso difundido de hashtags no Twitter, o objetivo deste artigo é analisar como estas foram usadas para manifestar amor e ódio aos candidatos à presidência da república em 2018. O arcabouço da Teoria da (Im)Polidez constituíram a base para análise dos dados, assim como estudos acerca do estilo conversacional digital (SCOTT, 2015). Entre 6 de setembro a 6 de outubro de 2018, postagens dos candidatos bem como de seus seguidores foram coletadas diariamente, totalizando cerca de 3000 tweets. Em geral, os resultados indicam que as hashtags atuaram como estratégias para intensificar manifestações de apoio a um determinado candidato por meio de postagens feitas no perfil de seu concorrente, sendo também usadas para manifestar ataque explícito e não-racionalizado a rivais. Além disso, as hashtags apresentavam conteúdo derrogatório e injustificado, além de pouco elaborado e superficial. Esse uso aponta para um anti-debate, marcado, paradoxalmente, por apoio e ataque, e impolidez linguística.Silvânia Siebert2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-49Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-491982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365/4898Copyright (c) 2020 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Marisa Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdorno Marciotto Oliveira, Ana LarissaCarneiro, Marisa2020-03-31T12:32:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7365Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-03-31T12:32:32Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
title #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
spellingShingle #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa
Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digital
title_short #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
title_full #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
title_fullStr #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
title_full_unstemmed #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
title_sort #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018
author Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa
author_facet Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa
Carneiro, Marisa
author_role author
author2 Carneiro, Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa
Carneiro, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digital
topic Impolidez. Pragmática das hashtags. Twitter. Eleições presidenciais 2018. gênero textual digital
description Considerando o uso difundido de hashtags no Twitter, o objetivo deste artigo é analisar como estas foram usadas para manifestar amor e ódio aos candidatos à presidência da república em 2018. O arcabouço da Teoria da (Im)Polidez constituíram a base para análise dos dados, assim como estudos acerca do estilo conversacional digital (SCOTT, 2015). Entre 6 de setembro a 6 de outubro de 2018, postagens dos candidatos bem como de seus seguidores foram coletadas diariamente, totalizando cerca de 3000 tweets. Em geral, os resultados indicam que as hashtags atuaram como estratégias para intensificar manifestações de apoio a um determinado candidato por meio de postagens feitas no perfil de seu concorrente, sendo também usadas para manifestar ataque explícito e não-racionalizado a rivais. Além disso, as hashtags apresentavam conteúdo derrogatório e injustificado, além de pouco elaborado e superficial. Esse uso aponta para um anti-debate, marcado, paradoxalmente, por apoio e ataque, e impolidez linguística.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7365/4898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Marisa Carneiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Marisa Carneiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-49
Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 33-49
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575776374784