A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4846
Resumo: Este trabalho visa, a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem em interface com os estudos em Linguística Aplicada, a investigar representações construídas em dizeres de professores pré-serviço acerca do processo de formação e de ensinoaprendizagem de língua inglesa em um curso de licenciatura de Letras-Inglês (LI) a distância. Os resultados apontam que os participantes enunciam de um lugar de entremeio, marcado pelo embate entre a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso presencial e a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso EaD. Nesse embate, eles se inscrevem no discurso da autonomia, da seletividade, da falta e da excelência da tecnologia, os quais funcionam de forma a criar efeitos de verdade que obliteram os aspectos contraditórios e conflitivos constitutivos da relação sujeito-linguagem-tecnologia.
id UNISUL-3_80bee92f1a3629c0a3c117d1703690b8
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/4846
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIADiscurso. Tecnologia. Formação docente.Este trabalho visa, a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem em interface com os estudos em Linguística Aplicada, a investigar representações construídas em dizeres de professores pré-serviço acerca do processo de formação e de ensinoaprendizagem de língua inglesa em um curso de licenciatura de Letras-Inglês (LI) a distância. Os resultados apontam que os participantes enunciam de um lugar de entremeio, marcado pelo embate entre a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso presencial e a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso EaD. Nesse embate, eles se inscrevem no discurso da autonomia, da seletividade, da falta e da excelência da tecnologia, os quais funcionam de forma a criar efeitos de verdade que obliteram os aspectos contraditórios e conflitivos constitutivos da relação sujeito-linguagem-tecnologia.Silvânia Siebert2017-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4846Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 1 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 117-136Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 1 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 117-1361982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4846/3061Copyright (c) 2017 Cristiane Carvalho de Paula Brito, Maria de Fátima Fonseca Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Cristiane Carvalho de PaulaGuilherme, Maria de Fátima Fonseca2017-05-08T12:13:16Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/4846Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2017-05-08T12:13:16Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
title A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
spellingShingle A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Discurso. Tecnologia. Formação docente.
title_short A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
title_full A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
title_fullStr A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
title_full_unstemmed A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
title_sort A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PRÉ-SERVIÇO EM UM CURSO DE LETRAS EAD: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
author Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_facet Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
author_role author
author2 Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso. Tecnologia. Formação docente.
topic Discurso. Tecnologia. Formação docente.
description Este trabalho visa, a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem em interface com os estudos em Linguística Aplicada, a investigar representações construídas em dizeres de professores pré-serviço acerca do processo de formação e de ensinoaprendizagem de língua inglesa em um curso de licenciatura de Letras-Inglês (LI) a distância. Os resultados apontam que os participantes enunciam de um lugar de entremeio, marcado pelo embate entre a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso presencial e a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso EaD. Nesse embate, eles se inscrevem no discurso da autonomia, da seletividade, da falta e da excelência da tecnologia, os quais funcionam de forma a criar efeitos de verdade que obliteram os aspectos contraditórios e conflitivos constitutivos da relação sujeito-linguagem-tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4846
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4846/3061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cristiane Carvalho de Paula Brito, Maria de Fátima Fonseca Guilherme
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cristiane Carvalho de Paula Brito, Maria de Fátima Fonseca Guilherme
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 1 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 117-136
Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 1 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 117-136
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575195463680