REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegassi, Renilson José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gasparotto, Denise Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6596
Resumo: Este artigo aborda o trabalho docente de revisão dialógica nas práticas de produção textual escrita. Busca compreender como a revisão docente pode ser elaborada visando à interação e desenvolvimento de habilidades discursivas pelo aluno a partir da concepção dialógica de linguagem. A partir dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BAKHTIN, 2010; BRAIT, 2012), da concepção de escrita como trabalho (GERALDI, 1984; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) e de pesquisas voltadas à revisão textual, é possível definir e caracterizar o conceito de revisão dialógica e elencar os princípios que orientam a ação docente para uma prática de revisão voltada ao dialogismo e à internalização de habilidades de escrita pelo aluno. O estudo aponta relações e convergências teórico-metodológicas significativas entre dialogismo, escrita como trabalho e revisão textual, como a possibilidade de reflexão a respeito das ações esperadas pelo docente, assim como das práticas esperadas pelos alunos nessa abordagem de ensino-aprendizagem.
id UNISUL-3_8f810f14824ec212aa74541c2f5230fc
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6596
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOSRevisão textualDialogismoEnsino-aprendizagemEste artigo aborda o trabalho docente de revisão dialógica nas práticas de produção textual escrita. Busca compreender como a revisão docente pode ser elaborada visando à interação e desenvolvimento de habilidades discursivas pelo aluno a partir da concepção dialógica de linguagem. A partir dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BAKHTIN, 2010; BRAIT, 2012), da concepção de escrita como trabalho (GERALDI, 1984; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) e de pesquisas voltadas à revisão textual, é possível definir e caracterizar o conceito de revisão dialógica e elencar os princípios que orientam a ação docente para uma prática de revisão voltada ao dialogismo e à internalização de habilidades de escrita pelo aluno. O estudo aponta relações e convergências teórico-metodológicas significativas entre dialogismo, escrita como trabalho e revisão textual, como a possibilidade de reflexão a respeito das ações esperadas pelo docente, assim como das práticas esperadas pelos alunos nessa abordagem de ensino-aprendizagem.Silvânia Siebert2019-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6596Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 107-124Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 107-1241982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6596/4293Copyright (c) 2019 Renilson José Menegassi, Denise Moreira Gasparottoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenegassi, Renilson JoséGasparotto, Denise Moreira2019-03-26T12:38:55Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6596Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2019-03-26T12:38:55Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
spellingShingle REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Menegassi, Renilson José
Revisão textual
Dialogismo
Ensino-aprendizagem
title_short REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_full REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_fullStr REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_full_unstemmed REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
title_sort REVISÃO DIALÓGICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
author Menegassi, Renilson José
author_facet Menegassi, Renilson José
Gasparotto, Denise Moreira
author_role author
author2 Gasparotto, Denise Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegassi, Renilson José
Gasparotto, Denise Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão textual
Dialogismo
Ensino-aprendizagem
topic Revisão textual
Dialogismo
Ensino-aprendizagem
description Este artigo aborda o trabalho docente de revisão dialógica nas práticas de produção textual escrita. Busca compreender como a revisão docente pode ser elaborada visando à interação e desenvolvimento de habilidades discursivas pelo aluno a partir da concepção dialógica de linguagem. A partir dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BAKHTIN, 2010; BRAIT, 2012), da concepção de escrita como trabalho (GERALDI, 1984; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) e de pesquisas voltadas à revisão textual, é possível definir e caracterizar o conceito de revisão dialógica e elencar os princípios que orientam a ação docente para uma prática de revisão voltada ao dialogismo e à internalização de habilidades de escrita pelo aluno. O estudo aponta relações e convergências teórico-metodológicas significativas entre dialogismo, escrita como trabalho e revisão textual, como a possibilidade de reflexão a respeito das ações esperadas pelo docente, assim como das práticas esperadas pelos alunos nessa abordagem de ensino-aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6596
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6596/4293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Renilson José Menegassi, Denise Moreira Gasparotto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Renilson José Menegassi, Denise Moreira Gasparotto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 107-124
Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 107-124
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575272009728