MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Liberali, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10637
Resumo: No atual contexto de necropolítica (MBEMBE, 2016), em que a decisão de viver ou morrer está na mão de alguns, a educação tem um importante papel na constituição de espaços para a criação de possibilidades de futuro. Nessa direção, este artigo expõe as bases teóricas e a práxis do Multiletramento Engajado. Parte da apresentação da demanda por práticas pedagógicas que promovam o “bem viver” e, para isso, discute as bases freirianas e vygotskianas para entender as reformulações e as proposições implementadas na Pedagogia dos Multiletramentos como forma de criação do Multiletramento Engajado. Finaliza com a exemplificação de uma proposta didática realizada no Programa Digitmed e com considerações e caminhos a serem percorridos a partir dessa nova perspectiva na busca de possibilidades de superação da necropolítica por meio do engajamento de todos na compreensão e na transformação das condições de opressão.
id UNISUL-3_fa7ef0ce29434eb89d8a5d686580501c
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10637
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVERMaterno EngajadoBem VivierFreireVygotskyPedagogia dos MultiletramentosNo atual contexto de necropolítica (MBEMBE, 2016), em que a decisão de viver ou morrer está na mão de alguns, a educação tem um importante papel na constituição de espaços para a criação de possibilidades de futuro. Nessa direção, este artigo expõe as bases teóricas e a práxis do Multiletramento Engajado. Parte da apresentação da demanda por práticas pedagógicas que promovam o “bem viver” e, para isso, discute as bases freirianas e vygotskianas para entender as reformulações e as proposições implementadas na Pedagogia dos Multiletramentos como forma de criação do Multiletramento Engajado. Finaliza com a exemplificação de uma proposta didática realizada no Programa Digitmed e com considerações e caminhos a serem percorridos a partir dessa nova perspectiva na busca de possibilidades de superação da necropolítica por meio do engajamento de todos na compreensão e na transformação das condições de opressão.Silvânia Siebert2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10637Linguagem em (Dis)curso; Vol. 22 No. 1 (2022): Linguagem em (Dis)curso; 125-145Linguagem em (Dis)curso; v. 22 n. 1 (2022): Linguagem em (Dis)curso; 125-1451982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10637/10308Copyright (c) 2022 Fernanda Coelho Liberaliinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Liberali, Fernanda2022-06-23T18:27:27Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10637Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2022-06-23T18:27:27Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
title MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
spellingShingle MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
Coelho Liberali, Fernanda
Materno Engajado
Bem Vivier
Freire
Vygotsky
Pedagogia dos Multiletramentos
title_short MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
title_full MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
title_fullStr MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
title_full_unstemmed MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
title_sort MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A PRÁTICA DO BEM VIVER
author Coelho Liberali, Fernanda
author_facet Coelho Liberali, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Liberali, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Materno Engajado
Bem Vivier
Freire
Vygotsky
Pedagogia dos Multiletramentos
topic Materno Engajado
Bem Vivier
Freire
Vygotsky
Pedagogia dos Multiletramentos
description No atual contexto de necropolítica (MBEMBE, 2016), em que a decisão de viver ou morrer está na mão de alguns, a educação tem um importante papel na constituição de espaços para a criação de possibilidades de futuro. Nessa direção, este artigo expõe as bases teóricas e a práxis do Multiletramento Engajado. Parte da apresentação da demanda por práticas pedagógicas que promovam o “bem viver” e, para isso, discute as bases freirianas e vygotskianas para entender as reformulações e as proposições implementadas na Pedagogia dos Multiletramentos como forma de criação do Multiletramento Engajado. Finaliza com a exemplificação de uma proposta didática realizada no Programa Digitmed e com considerações e caminhos a serem percorridos a partir dessa nova perspectiva na busca de possibilidades de superação da necropolítica por meio do engajamento de todos na compreensão e na transformação das condições de opressão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10637
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10637/10308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Coelho Liberali
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Coelho Liberali
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 22 No. 1 (2022): Linguagem em (Dis)curso; 125-145
Linguagem em (Dis)curso; v. 22 n. 1 (2022): Linguagem em (Dis)curso; 125-145
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575959875584