UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628
Resumo: No instante em que celebramos os dez anos da Lei 10.639/03 como avanço da relação ensino-aprendizagem no espaço escolar, privilegiando os elementos epistemológicos presentes na cultura Afro-Brasileira, entendemos que a complexidade dessas linhas devam se colocar para além da interioridade da sala de aula, demandando – no bojo das lutas populares – a conquista de uma escola unitária e desinteressada. Em meio à escola dual que se projetou no Brasil, teremos imensas dificuldades para transformar em práxis as conquistas legais de teor popular democrático. Este texto busca discutir os nexos históricos dessa escola unitária por-se-fazer, frente à necessidade dos povos excluídos do direito à Educação ante os interesses contrários do estado de cunho liberal.
id UNISUL-4_2df15fe237017986da5e1f9720a3b465
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1628
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASILEscola UnitáriaCapitalismoEscola DesinteressadaEducação Popular.No instante em que celebramos os dez anos da Lei 10.639/03 como avanço da relação ensino-aprendizagem no espaço escolar, privilegiando os elementos epistemológicos presentes na cultura Afro-Brasileira, entendemos que a complexidade dessas linhas devam se colocar para além da interioridade da sala de aula, demandando – no bojo das lutas populares – a conquista de uma escola unitária e desinteressada. Em meio à escola dual que se projetou no Brasil, teremos imensas dificuldades para transformar em práxis as conquistas legais de teor popular democrático. Este texto busca discutir os nexos históricos dessa escola unitária por-se-fazer, frente à necessidade dos povos excluídos do direito à Educação ante os interesses contrários do estado de cunho liberal.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/162810.19177/prppge.v7e11201340-65Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 40-652179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628/1222Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T18:31:23Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1628Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T18:31:23Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
title UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
spellingShingle UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo
Escola Unitária
Capitalismo
Escola Desinteressada
Educação Popular.
title_short UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
title_full UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
title_fullStr UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
title_full_unstemmed UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
title_sort UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
author Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo
author_facet Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Unitária
Capitalismo
Escola Desinteressada
Educação Popular.
topic Escola Unitária
Capitalismo
Escola Desinteressada
Educação Popular.
description No instante em que celebramos os dez anos da Lei 10.639/03 como avanço da relação ensino-aprendizagem no espaço escolar, privilegiando os elementos epistemológicos presentes na cultura Afro-Brasileira, entendemos que a complexidade dessas linhas devam se colocar para além da interioridade da sala de aula, demandando – no bojo das lutas populares – a conquista de uma escola unitária e desinteressada. Em meio à escola dual que se projetou no Brasil, teremos imensas dificuldades para transformar em práxis as conquistas legais de teor popular democrático. Este texto busca discutir os nexos históricos dessa escola unitária por-se-fazer, frente à necessidade dos povos excluídos do direito à Educação ante os interesses contrários do estado de cunho liberal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628
10.19177/prppge.v7e11201340-65
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v7e11201340-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628/1222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 40-65
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218747104919552