UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628 |
Resumo: | No instante em que celebramos os dez anos da Lei 10.639/03 como avanço da relação ensino-aprendizagem no espaço escolar, privilegiando os elementos epistemológicos presentes na cultura Afro-Brasileira, entendemos que a complexidade dessas linhas devam se colocar para além da interioridade da sala de aula, demandando – no bojo das lutas populares – a conquista de uma escola unitária e desinteressada. Em meio à escola dual que se projetou no Brasil, teremos imensas dificuldades para transformar em práxis as conquistas legais de teor popular democrático. Este texto busca discutir os nexos históricos dessa escola unitária por-se-fazer, frente à necessidade dos povos excluídos do direito à Educação ante os interesses contrários do estado de cunho liberal. |
id |
UNISUL-4_2df15fe237017986da5e1f9720a3b465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1628 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASILEscola UnitáriaCapitalismoEscola DesinteressadaEducação Popular.No instante em que celebramos os dez anos da Lei 10.639/03 como avanço da relação ensino-aprendizagem no espaço escolar, privilegiando os elementos epistemológicos presentes na cultura Afro-Brasileira, entendemos que a complexidade dessas linhas devam se colocar para além da interioridade da sala de aula, demandando – no bojo das lutas populares – a conquista de uma escola unitária e desinteressada. Em meio à escola dual que se projetou no Brasil, teremos imensas dificuldades para transformar em práxis as conquistas legais de teor popular democrático. Este texto busca discutir os nexos históricos dessa escola unitária por-se-fazer, frente à necessidade dos povos excluídos do direito à Educação ante os interesses contrários do estado de cunho liberal.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/162810.19177/prppge.v7e11201340-65Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 40-652179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628/1222Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T18:31:23Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1628Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T18:31:23Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
title |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
spellingShingle |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo Escola Unitária Capitalismo Escola Desinteressada Educação Popular. |
title_short |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
title_full |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
title_fullStr |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
title_sort |
UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA UNITÁRIA EM MEIO AO CONFLITO LIBERAL: A ESCOLA DESINTERESSADA COMO DESAFIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
author |
Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo |
author_facet |
Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas (ISERJ/FTESM), Dr. Marcos Antonio Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Unitária Capitalismo Escola Desinteressada Educação Popular. |
topic |
Escola Unitária Capitalismo Escola Desinteressada Educação Popular. |
description |
No instante em que celebramos os dez anos da Lei 10.639/03 como avanço da relação ensino-aprendizagem no espaço escolar, privilegiando os elementos epistemológicos presentes na cultura Afro-Brasileira, entendemos que a complexidade dessas linhas devam se colocar para além da interioridade da sala de aula, demandando – no bojo das lutas populares – a conquista de uma escola unitária e desinteressada. Em meio à escola dual que se projetou no Brasil, teremos imensas dificuldades para transformar em práxis as conquistas legais de teor popular democrático. Este texto busca discutir os nexos históricos dessa escola unitária por-se-fazer, frente à necessidade dos povos excluídos do direito à Educação ante os interesses contrários do estado de cunho liberal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628 10.19177/prppge.v7e11201340-65 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v7e11201340-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1628/1222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 40-65 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747104919552 |