THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa de Souza, Sirlene
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Tereza Brito Ferreira, Andréa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828
Resumo: https://docs.google.com/document/d/1SjPwldZEdNfVUZtm-gdrHM2kOqY64B_j/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=true
id UNISUL-4_40b6069d921c572d8601c7bfabef5fe2
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/25828
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHERLOS USOS DE LA LENGUA ESCRITA EN LA ESCUELA: REFLEXIONES SOBRE EL "SAVOIR-FAIRE" DE UNA DOCENTE DE ALFABETIZACIÓNOS USOS DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O “SAVOIR-FAIRE” DE UMA DOCENTE ALFABETIZADORATeaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing.Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escrituraPrática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita. https://docs.google.com/document/d/1SjPwldZEdNfVUZtm-gdrHM2kOqY64B_j/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=truehttps://docs.google.com/document/d/1V6MZyVTMYC5YvrJDV-GSbGAcKV-nPyNi/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=trueA pesquisa investigou as práticas de ensino da leitura e da escrita de uma professora alfabetizadora que lecionava em uma turma do segundo ano de uma escola pública. O objetivo era analisar como elas se relacionavam com o uso social da língua escrita em contextos extraescolares. Numa abordagem qualitativa, fazendo uso dos procedimentos e instrumentos da pesquisa etnográfica, realizou-se observações das práticas pedagógicas e entrevistas semiestruturadas com a docente, as quais foram baseadas nas entrevistas de autoconfrontação simples de Goigoux (2007). Os resultados mostraram que a docente recorria a vários caminhos metodológicos em busca de formar leitores e escritores proficientes e que as atividades por ela propostas ora se afastavam mais, ora menos, dos usos que os indivíduos fazem da língua escrita em situações do cotidiano, para além dos muros da escola, o que contribuiu para que ela adquirisse uma “existência social”.Universidade do Sul de Santa Catarina2024-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2582810.59306/poiesis.v18e332024180-200Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas; 180-2002179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828/19242Copyright (c) 2024 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa de Souza, SirleneTereza Brito Ferreira, Andréa2024-05-20T21:22:51Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/25828Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2024-05-20T21:22:51Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
LOS USOS DE LA LENGUA ESCRITA EN LA ESCUELA: REFLEXIONES SOBRE EL "SAVOIR-FAIRE" DE UNA DOCENTE DE ALFABETIZACIÓN
OS USOS DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O “SAVOIR-FAIRE” DE UMA DOCENTE ALFABETIZADORA
title THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
spellingShingle THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
Barbosa de Souza, Sirlene
Teaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing.
Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escritura
Prática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita.
title_short THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
title_full THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
title_fullStr THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
title_full_unstemmed THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
title_sort THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
author Barbosa de Souza, Sirlene
author_facet Barbosa de Souza, Sirlene
Tereza Brito Ferreira, Andréa
author_role author
author2 Tereza Brito Ferreira, Andréa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa de Souza, Sirlene
Tereza Brito Ferreira, Andréa
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing.
Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escritura
Prática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita.
topic Teaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing.
Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escritura
Prática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita.
description https://docs.google.com/document/d/1SjPwldZEdNfVUZtm-gdrHM2kOqY64B_j/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=true
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828
10.59306/poiesis.v18e332024180-200
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828
identifier_str_mv 10.59306/poiesis.v18e332024180-200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828/19242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas; 180-200
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746462142464