THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828 |
Resumo: | https://docs.google.com/document/d/1SjPwldZEdNfVUZtm-gdrHM2kOqY64B_j/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=true |
id |
UNISUL-4_40b6069d921c572d8601c7bfabef5fe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/25828 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHERLOS USOS DE LA LENGUA ESCRITA EN LA ESCUELA: REFLEXIONES SOBRE EL "SAVOIR-FAIRE" DE UNA DOCENTE DE ALFABETIZACIÓNOS USOS DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O “SAVOIR-FAIRE” DE UMA DOCENTE ALFABETIZADORATeaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing.Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escrituraPrática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita. https://docs.google.com/document/d/1SjPwldZEdNfVUZtm-gdrHM2kOqY64B_j/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=truehttps://docs.google.com/document/d/1V6MZyVTMYC5YvrJDV-GSbGAcKV-nPyNi/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=trueA pesquisa investigou as práticas de ensino da leitura e da escrita de uma professora alfabetizadora que lecionava em uma turma do segundo ano de uma escola pública. O objetivo era analisar como elas se relacionavam com o uso social da língua escrita em contextos extraescolares. Numa abordagem qualitativa, fazendo uso dos procedimentos e instrumentos da pesquisa etnográfica, realizou-se observações das práticas pedagógicas e entrevistas semiestruturadas com a docente, as quais foram baseadas nas entrevistas de autoconfrontação simples de Goigoux (2007). Os resultados mostraram que a docente recorria a vários caminhos metodológicos em busca de formar leitores e escritores proficientes e que as atividades por ela propostas ora se afastavam mais, ora menos, dos usos que os indivíduos fazem da língua escrita em situações do cotidiano, para além dos muros da escola, o que contribuiu para que ela adquirisse uma “existência social”.Universidade do Sul de Santa Catarina2024-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2582810.59306/poiesis.v18e332024180-200Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas; 180-2002179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828/19242Copyright (c) 2024 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa de Souza, SirleneTereza Brito Ferreira, Andréa2024-05-20T21:22:51Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/25828Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2024-05-20T21:22:51Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER LOS USOS DE LA LENGUA ESCRITA EN LA ESCUELA: REFLEXIONES SOBRE EL "SAVOIR-FAIRE" DE UNA DOCENTE DE ALFABETIZACIÓN OS USOS DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O “SAVOIR-FAIRE” DE UMA DOCENTE ALFABETIZADORA |
title |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER |
spellingShingle |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER Barbosa de Souza, Sirlene Teaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing. Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escritura Prática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita. |
title_short |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER |
title_full |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER |
title_fullStr |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER |
title_full_unstemmed |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER |
title_sort |
THE USES OF WRITTEN LANGUAGE IN SCHOOL: REFLECTIONS ON THE "SAVOIR-FAIRE" OF A LITERACY TEACHER |
author |
Barbosa de Souza, Sirlene |
author_facet |
Barbosa de Souza, Sirlene Tereza Brito Ferreira, Andréa |
author_role |
author |
author2 |
Tereza Brito Ferreira, Andréa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa de Souza, Sirlene Tereza Brito Ferreira, Andréa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing. Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escritura Prática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita. |
topic |
Teaching practice; Teaching of written language; Social practices of reading and writing. Práctica docente; Enseñanza de la lengua escrita; Prácticas sociales de lectura y escritura Prática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita. |
description |
https://docs.google.com/document/d/1SjPwldZEdNfVUZtm-gdrHM2kOqY64B_j/edit?usp=drive_link&ouid=118334097731495945966&rtpof=true&sd=true |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828 10.59306/poiesis.v18e332024180-200 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828 |
identifier_str_mv |
10.59306/poiesis.v18e332024180-200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25828/19242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas; 180-200 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218746462142464 |