PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1630 |
Resumo: | Este trabalho traça um quadro das salas multifuncionais em atividade no município de Marabá, Pará, Brasil, abrangendo o perfil das professoras, estrutura física e equipamentos em uso. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas e relatos orais. Como resultados, a pesquisa mostrou que a maioria das professoras é graduada em Pedagogia e cursa pós-graduação; que as salas multifuncionais estão estruturadas dentro do modelo proposto pelo MEC, embora nem todos os equipamentos estejam em funcionamento; que as equipes de AEE (Atendimento Educacional Especializado) são compostas de duas ou três pessoas, todas do campo pedagógico; e que profissionais de outras áreas atuam apenas na etapa de diagnóstico e encaminhamento. Conclui-se que o perfil militante das professoras faz com que elas busquem superar limitações, investindo na própria formação e na formação dos demais colegas. |
id |
UNISUL-4_7e053acc4a0753ece1cc13f08289dd9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1630 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAREducação EspecialPolíticas PúblicasInclusão EscolarDeficiência.Este trabalho traça um quadro das salas multifuncionais em atividade no município de Marabá, Pará, Brasil, abrangendo o perfil das professoras, estrutura física e equipamentos em uso. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas e relatos orais. Como resultados, a pesquisa mostrou que a maioria das professoras é graduada em Pedagogia e cursa pós-graduação; que as salas multifuncionais estão estruturadas dentro do modelo proposto pelo MEC, embora nem todos os equipamentos estejam em funcionamento; que as equipes de AEE (Atendimento Educacional Especializado) são compostas de duas ou três pessoas, todas do campo pedagógico; e que profissionais de outras áreas atuam apenas na etapa de diagnóstico e encaminhamento. Conclui-se que o perfil militante das professoras faz com que elas busquem superar limitações, investindo na própria formação e na formação dos demais colegas.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/163010.19177/prppge.v7e11201383-95Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 83-952179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1630/1224Anjos (UFPA), Drª. Hildete Pereira dosCampelo (UFPA), Grd. Cristiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T18:31:23Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1630Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T18:31:23Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR Anjos (UFPA), Drª. Hildete Pereira dos Educação Especial Políticas Públicas Inclusão Escolar Deficiência. |
title_short |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_full |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_sort |
PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
author |
Anjos (UFPA), Drª. Hildete Pereira dos |
author_facet |
Anjos (UFPA), Drª. Hildete Pereira dos Campelo (UFPA), Grd. Cristiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Campelo (UFPA), Grd. Cristiane da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos (UFPA), Drª. Hildete Pereira dos Campelo (UFPA), Grd. Cristiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Políticas Públicas Inclusão Escolar Deficiência. |
topic |
Educação Especial Políticas Públicas Inclusão Escolar Deficiência. |
description |
Este trabalho traça um quadro das salas multifuncionais em atividade no município de Marabá, Pará, Brasil, abrangendo o perfil das professoras, estrutura física e equipamentos em uso. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas e relatos orais. Como resultados, a pesquisa mostrou que a maioria das professoras é graduada em Pedagogia e cursa pós-graduação; que as salas multifuncionais estão estruturadas dentro do modelo proposto pelo MEC, embora nem todos os equipamentos estejam em funcionamento; que as equipes de AEE (Atendimento Educacional Especializado) são compostas de duas ou três pessoas, todas do campo pedagógico; e que profissionais de outras áreas atuam apenas na etapa de diagnóstico e encaminhamento. Conclui-se que o perfil militante das professoras faz com que elas busquem superar limitações, investindo na própria formação e na formação dos demais colegas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1630 10.19177/prppge.v7e11201383-95 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1630 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v7e11201383-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1630/1224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 83-95 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747108065280 |