PERFIL DAS SALAS DE RECURSOS: CONSTRUINDO UMA LEITURA ACERCA DAS POLÍTICAS RECENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos (UFPA), Drª. Hildete Pereira dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Campelo (UFPA), Grd. Cristiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1630
Resumo: Este trabalho traça um quadro das salas multifuncionais em atividade no município de Marabá, Pará, Brasil, abrangendo o perfil das professoras, estrutura física e equipamentos em uso. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas e relatos orais. Como resultados, a pesquisa mostrou que a maioria das professoras é graduada em Pedagogia e cursa pós-graduação; que as salas multifuncionais estão estruturadas dentro do modelo proposto pelo MEC, embora nem todos os equipamentos estejam em funcionamento; que as equipes de AEE (Atendimento Educacional Especializado) são compostas de duas ou três pessoas, todas do campo pedagógico; e que profissionais de outras áreas atuam apenas na etapa de diagnóstico e encaminhamento. Conclui-se que o perfil militante das professoras faz com que elas busquem superar limitações, investindo na própria formação e na formação dos demais colegas.
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