Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozo Sandoval, Ana Claudia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Peña Sánchez, Javier Adolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/964
Resumo: O artigo apresenta os fundamentos da interelação entre questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas da pesquisa “A educação virtual nas Instituições de Ensino Superior: uma proposta interpretativa”, financiada pela Fundação Universitária os Libertadores da Colômbia (2009-2010); aporta uma prudente reflexão no campo da pesquisa educativa no contexto da chamada Educação Virtual; identifica aspectos de análise que procuram contribuir com o rigor e a coerência nas práticas de construção de conhecimento neste tipo de pesquisas. A reflexão é oportuna diante da crise epistemológica contemporânea que levou a interpelar a natureza mesma da ciência, além da oportunidade de utilização dos conhecimentos que ela produz, nos sistemas que hoje se reconhecem ausentes de neutralidade.
id UNISUL-4_9b941e9af2500b9c5b4535bd7663637f
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/964
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicasInvestigar la educación virtual desde una experiencia concreta, reflexiones ontológicas, epistemológicas, metodológicas y técnicasEducação Virtual. Pesquisa educativa. EpistemologiaEducación Virtualinvestigación educativaepistemologíaO artigo apresenta os fundamentos da interelação entre questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas da pesquisa “A educação virtual nas Instituições de Ensino Superior: uma proposta interpretativa”, financiada pela Fundação Universitária os Libertadores da Colômbia (2009-2010); aporta uma prudente reflexão no campo da pesquisa educativa no contexto da chamada Educação Virtual; identifica aspectos de análise que procuram contribuir com o rigor e a coerência nas práticas de construção de conhecimento neste tipo de pesquisas. A reflexão é oportuna diante da crise epistemológica contemporânea que levou a interpelar a natureza mesma da ciência, além da oportunidade de utilização dos conhecimentos que ela produz, nos sistemas que hoje se reconhecem ausentes de neutralidade.El artículo presenta los fundamentos de la interrelación entre aspectos ontológicos, epistemológicos, metodológicos y técnicos de la investigación La educación virtual en las Instituciones de Educación Superior: una propuesta interpretativa, financiada por la Fundación Universitaria Los Libertadores de Colombia (2009 - 2010); aporta una prudente reflexión sobre la investigación educativa en el contexto de la denominada Educación Virtual; identifica elementos de análisis que buscan contribuir al rigor y coherencia en las prácticas de construcción de conocimiento en este tipo de investigaciones. La reflexión es oportuna ante la crisis epistemológica contemporánea que ha llevado a cuestionar la naturaleza misma de la ciencia, así como la pertinencia y utilización de los conocimientos por ella producidos, en sistemas que hoy se reconocen ausentes de neutralidad.Universidade do Sul de Santa Catarina2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Solicitadoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/96410.19177/prppge.v5e9201251-66Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 5 n. 9 (2012); 51-662179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/964/843Rozo Sandoval, Ana ClaudiaPeña Sánchez, Javier Adolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T18:39:21Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/964Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T18:39:21Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
Investigar la educación virtual desde una experiencia concreta, reflexiones ontológicas, epistemológicas, metodológicas y técnicas
title Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
spellingShingle Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
Rozo Sandoval, Ana Claudia
Educação Virtual. Pesquisa educativa. Epistemologia
Educación Virtual
investigación educativa
epistemología
title_short Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
title_full Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
title_fullStr Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
title_full_unstemmed Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
title_sort Investigar a educação virtual através de uma experiência concreta, reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas
author Rozo Sandoval, Ana Claudia
author_facet Rozo Sandoval, Ana Claudia
Peña Sánchez, Javier Adolfo
author_role author
author2 Peña Sánchez, Javier Adolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozo Sandoval, Ana Claudia
Peña Sánchez, Javier Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Virtual. Pesquisa educativa. Epistemologia
Educación Virtual
investigación educativa
epistemología
topic Educação Virtual. Pesquisa educativa. Epistemologia
Educación Virtual
investigación educativa
epistemología
description O artigo apresenta os fundamentos da interelação entre questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e técnicas da pesquisa “A educação virtual nas Instituições de Ensino Superior: uma proposta interpretativa”, financiada pela Fundação Universitária os Libertadores da Colômbia (2009-2010); aporta uma prudente reflexão no campo da pesquisa educativa no contexto da chamada Educação Virtual; identifica aspectos de análise que procuram contribuir com o rigor e a coerência nas práticas de construção de conhecimento neste tipo de pesquisas. A reflexão é oportuna diante da crise epistemológica contemporânea que levou a interpelar a natureza mesma da ciência, além da oportunidade de utilização dos conhecimentos que ela produz, nos sistemas que hoje se reconhecem ausentes de neutralidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Solicitado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/964
10.19177/prppge.v5e9201251-66
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/964
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v5e9201251-66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/964/843
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 5 n. 9 (2012); 51-66
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746976993280