IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento Sambugari, Márcia Regina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jones dos Santos Lima, Lara Iris, Androlage Mercado, Aline Cristine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078
Resumo: A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas.
id UNISUL-4_ca7d97390f69845035d655047393474f
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20078
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a).A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2007810.59306/poiesis.v17e322023356-373Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê Alfabetização e Letramento; 356-3732179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078/19136Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento Sambugari, Márcia ReginaJones dos Santos Lima, Lara IrisAndrolage Mercado, Aline Cristine2024-02-05T12:23:15Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20078Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2024-02-05T12:23:15Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
title IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
spellingShingle IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
do Nascimento Sambugari, Márcia Regina
Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a).
title_short IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
title_full IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
title_fullStr IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
title_sort IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
author do Nascimento Sambugari, Márcia Regina
author_facet do Nascimento Sambugari, Márcia Regina
Jones dos Santos Lima, Lara Iris
Androlage Mercado, Aline Cristine
author_role author
author2 Jones dos Santos Lima, Lara Iris
Androlage Mercado, Aline Cristine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento Sambugari, Márcia Regina
Jones dos Santos Lima, Lara Iris
Androlage Mercado, Aline Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a).
topic Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a).
description A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078
10.59306/poiesis.v17e322023356-373
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078
identifier_str_mv 10.59306/poiesis.v17e322023356-373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078/19136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê Alfabetização e Letramento; 356-373
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218745937854464