IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078 |
Resumo: | A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas. |
id |
UNISUL-4_ca7d97390f69845035d655047393474f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20078 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a).A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2007810.59306/poiesis.v17e322023356-373Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê Alfabetização e Letramento; 356-3732179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078/19136Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento Sambugari, Márcia ReginaJones dos Santos Lima, Lara IrisAndrolage Mercado, Aline Cristine2024-02-05T12:23:15Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20078Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2024-02-05T12:23:15Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) do Nascimento Sambugari, Márcia Regina Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a). |
title_short |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_full |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
author |
do Nascimento Sambugari, Márcia Regina |
author_facet |
do Nascimento Sambugari, Márcia Regina Jones dos Santos Lima, Lara Iris Androlage Mercado, Aline Cristine |
author_role |
author |
author2 |
Jones dos Santos Lima, Lara Iris Androlage Mercado, Aline Cristine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento Sambugari, Márcia Regina Jones dos Santos Lima, Lara Iris Androlage Mercado, Aline Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a). |
topic |
Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a). |
description |
A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078 10.59306/poiesis.v17e322023356-373 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078 |
identifier_str_mv |
10.59306/poiesis.v17e322023356-373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078/19136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê Alfabetização e Letramento; 356-373 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218745937854464 |