IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
DOI: | 10.59306/poiesis.v17e322023356-373 |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078 |
Resumo: | A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas. |
id |
UNISUL-4_ca7d97390f69845035d655047393474f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20078 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
spelling |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a).A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2007810.59306/poiesis.v17e322023356-373Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê Alfabetização e Letramento; 356-3732179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078/19136Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento Sambugari, Márcia ReginaJones dos Santos Lima, Lara IrisAndrolage Mercado, Aline Cristine2024-02-05T12:23:15Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20078Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2024-02-05T12:23:15Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) do Nascimento Sambugari, Márcia Regina Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a). do Nascimento Sambugari, Márcia Regina Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a). |
title_short |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_full |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) |
author |
do Nascimento Sambugari, Márcia Regina |
author_facet |
do Nascimento Sambugari, Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Márcia Regina Jones dos Santos Lima, Lara Iris Androlage Mercado, Aline Cristine Jones dos Santos Lima, Lara Iris Androlage Mercado, Aline Cristine |
author_role |
author |
author2 |
Jones dos Santos Lima, Lara Iris Androlage Mercado, Aline Cristine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento Sambugari, Márcia Regina Jones dos Santos Lima, Lara Iris Androlage Mercado, Aline Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a). |
topic |
Políticas educacionais; Formação continuada; Alfabetização; Letramento; Professor(a) alfabetizador(a). |
description |
A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo imprescindível propiciar à criança condições de aprendizagem para o exercício da cidadania. Contudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) imposta pelo governo federal em 2019 trouxe muitos retrocessos. Neste artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou o enfoque dado pelos pesquisadores sobre a PNA, focalizando nesse texto as implicações na formação do(a) alfabetizador(a). Numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico foram levantados 42 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e categorizados a partir da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. Dentre outros aspectos constatou-se um silenciamento do letramento com a homogeneização de um ensino mecânico e padronizado, bem como uma formação desvinculada das necessidades formativas do(a) professor(a). Urge, portanto, assegurar uma formação continuada que garanta autonomia e trabalho colaborativo nas escolas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078 10.59306/poiesis.v17e322023356-373 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078 |
identifier_str_mv |
10.59306/poiesis.v17e322023356-373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20078/19136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 17 n. 32 (2023): Dossiê Alfabetização e Letramento; 356-373 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1822181766376456192 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.59306/poiesis.v17e322023356-373 |