Educar para a imaginação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alverne, Iduína Mont’
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5230
Resumo: Neste estudo, defendemos que, através da imaginação, a educação tenha acesso aos seus símbolos e que estes, por sua vez, sejam educados mediante uma cultura educacional de vocação humanista, cosmopolita e pluralista. Uma educação que ensine a viver com os conceitos (logos) e com os símbolos vivos da cultura (mythos) e do imaginário ancestral embebido dos seus mitos transhistóricos e transculturais. O estudo se apresenta em duas partes: a primeira é dedicada à educação da imaginação e nela tratamos da imaginação e da sua educação; a segunda parte dedicamo-la à pedagogia da imaginação onde focamos o modo como encaramos o seu lugar na relação pedagógica educativa atual. Por último, importa sublinhar que as produções da imaginação, e os vários tipos de imaginário às quais elas dão origem, exigem em permanência uma cuidadosa atenção hermenêutica por parte daqueles que tratam da relação da educação com a imaginação.
id UNISUL-5_055dff31e6c9a310c5263ded96682d11
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5230
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Educar para a imaginaçãoImaginaçãoEducaçãoHermenêutica.Neste estudo, defendemos que, através da imaginação, a educação tenha acesso aos seus símbolos e que estes, por sua vez, sejam educados mediante uma cultura educacional de vocação humanista, cosmopolita e pluralista. Uma educação que ensine a viver com os conceitos (logos) e com os símbolos vivos da cultura (mythos) e do imaginário ancestral embebido dos seus mitos transhistóricos e transculturais. O estudo se apresenta em duas partes: a primeira é dedicada à educação da imaginação e nela tratamos da imaginação e da sua educação; a segunda parte dedicamo-la à pedagogia da imaginação onde focamos o modo como encaramos o seu lugar na relação pedagógica educativa atual. Por último, importa sublinhar que as produções da imaginação, e os vários tipos de imaginário às quais elas dão origem, exigem em permanência uma cuidadosa atenção hermenêutica por parte daqueles que tratam da relação da educação com a imaginação.Editora Unisul2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/523010.19177/memorare.v4e2-II201773-105Revista Memorare; v. 4 n. 2-II (2017): (maio/ago.) Especial Dossiê II "Imaginário e Cotidiano"; 73-1052358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5230/3219Copyright (c) 2017 Alberto Filipe Araújo, Iduína Mont’ Alverneinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Alberto FilipeAlverne, Iduína Mont’2017-09-20T17:50:39Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5230Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-09-20T17:50:39Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a imaginação
title Educar para a imaginação
spellingShingle Educar para a imaginação
Araújo, Alberto Filipe
Imaginação
Educação
Hermenêutica.
title_short Educar para a imaginação
title_full Educar para a imaginação
title_fullStr Educar para a imaginação
title_full_unstemmed Educar para a imaginação
title_sort Educar para a imaginação
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Alverne, Iduína Mont’
author_role author
author2 Alverne, Iduína Mont’
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Alverne, Iduína Mont’
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
Educação
Hermenêutica.
topic Imaginação
Educação
Hermenêutica.
description Neste estudo, defendemos que, através da imaginação, a educação tenha acesso aos seus símbolos e que estes, por sua vez, sejam educados mediante uma cultura educacional de vocação humanista, cosmopolita e pluralista. Uma educação que ensine a viver com os conceitos (logos) e com os símbolos vivos da cultura (mythos) e do imaginário ancestral embebido dos seus mitos transhistóricos e transculturais. O estudo se apresenta em duas partes: a primeira é dedicada à educação da imaginação e nela tratamos da imaginação e da sua educação; a segunda parte dedicamo-la à pedagogia da imaginação onde focamos o modo como encaramos o seu lugar na relação pedagógica educativa atual. Por último, importa sublinhar que as produções da imaginação, e os vários tipos de imaginário às quais elas dão origem, exigem em permanência uma cuidadosa atenção hermenêutica por parte daqueles que tratam da relação da educação com a imaginação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5230
10.19177/memorare.v4e2-II201773-105
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5230
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v4e2-II201773-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5230/3219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Alberto Filipe Araújo, Iduína Mont’ Alverne
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Alberto Filipe Araújo, Iduína Mont’ Alverne
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 4 n. 2-II (2017): (maio/ago.) Especial Dossiê II "Imaginário e Cotidiano"; 73-105
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335301816320