Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3740 |
Resumo: | O presente artigo é parte do resultado da pesquisa sobre o perfil dos professores do Ciclo Alfabetizador das Escolas Públicas de Santa Catarina, realizada durante o Curso de Mestrado em Educação em um projeto do Observatório de Educação. Os dados foram obtidos nas bases de microdados do Censo Escolar 2013 e Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e sinopses estatísticas, respectivamente. A abordagem teórico-metodológica orientadora da pesquisa é o materialismo histórico-dialético. A análise dos dados foi realizada a partir da categoria de conteúdo: Formação de Professores. Os resultados evidenciaram que os professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina possuem diferentes níveis de formação acadêmica, incluindo um pequeno grupo com Ensino Fundamental incompleto, outro grupo com Ensino Médio e a maioria com graduação em Ensino Superior; deste último grupo, parte possui pós-graduação. Como a formação superior desses professores ocorreu em mais de 300 instituições de ensino diferentes, incluindo faculdades, centros superiores de educação e universidades, o fato implica currículos diferentes e, consequentemente, uma formação inicial diferente. Já no que diz respeito à formação continuada, embora os dados indiquem que mais da metade dos professores realizaram algum tipo de curso, quer seja Lato, Stricto Sensu ou em cursos de extensão, é expressivo o número de professores que ainda não realizaram uma única formação continuada, mesmo atuando há mais de dez anos no magistério. |
id |
UNISUL-5_2efddbbf7ff81540b74d9baaf992521d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3740 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuadaFormação e perfil de professores alfabetizadoresAlfabetização e letramentoMicrodados.O presente artigo é parte do resultado da pesquisa sobre o perfil dos professores do Ciclo Alfabetizador das Escolas Públicas de Santa Catarina, realizada durante o Curso de Mestrado em Educação em um projeto do Observatório de Educação. Os dados foram obtidos nas bases de microdados do Censo Escolar 2013 e Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e sinopses estatísticas, respectivamente. A abordagem teórico-metodológica orientadora da pesquisa é o materialismo histórico-dialético. A análise dos dados foi realizada a partir da categoria de conteúdo: Formação de Professores. Os resultados evidenciaram que os professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina possuem diferentes níveis de formação acadêmica, incluindo um pequeno grupo com Ensino Fundamental incompleto, outro grupo com Ensino Médio e a maioria com graduação em Ensino Superior; deste último grupo, parte possui pós-graduação. Como a formação superior desses professores ocorreu em mais de 300 instituições de ensino diferentes, incluindo faculdades, centros superiores de educação e universidades, o fato implica currículos diferentes e, consequentemente, uma formação inicial diferente. Já no que diz respeito à formação continuada, embora os dados indiquem que mais da metade dos professores realizaram algum tipo de curso, quer seja Lato, Stricto Sensu ou em cursos de extensão, é expressivo o número de professores que ainda não realizaram uma única formação continuada, mesmo atuando há mais de dez anos no magistério.Editora Unisul2016-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/374010.19177/memorare.v3e12016114-127Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 114-1272358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3740/2650Copyright (c) 2016 Camile Martinelli Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Camile Martinelli2017-09-12T20:46:16Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3740Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-09-12T20:46:16Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada |
title |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada |
spellingShingle |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada Silveira, Camile Martinelli Formação e perfil de professores alfabetizadores Alfabetização e letramento Microdados. |
title_short |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada |
title_full |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada |
title_fullStr |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada |
title_full_unstemmed |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada |
title_sort |
Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada |
author |
Silveira, Camile Martinelli |
author_facet |
Silveira, Camile Martinelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Camile Martinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação e perfil de professores alfabetizadores Alfabetização e letramento Microdados. |
topic |
Formação e perfil de professores alfabetizadores Alfabetização e letramento Microdados. |
description |
O presente artigo é parte do resultado da pesquisa sobre o perfil dos professores do Ciclo Alfabetizador das Escolas Públicas de Santa Catarina, realizada durante o Curso de Mestrado em Educação em um projeto do Observatório de Educação. Os dados foram obtidos nas bases de microdados do Censo Escolar 2013 e Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e sinopses estatísticas, respectivamente. A abordagem teórico-metodológica orientadora da pesquisa é o materialismo histórico-dialético. A análise dos dados foi realizada a partir da categoria de conteúdo: Formação de Professores. Os resultados evidenciaram que os professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina possuem diferentes níveis de formação acadêmica, incluindo um pequeno grupo com Ensino Fundamental incompleto, outro grupo com Ensino Médio e a maioria com graduação em Ensino Superior; deste último grupo, parte possui pós-graduação. Como a formação superior desses professores ocorreu em mais de 300 instituições de ensino diferentes, incluindo faculdades, centros superiores de educação e universidades, o fato implica currículos diferentes e, consequentemente, uma formação inicial diferente. Já no que diz respeito à formação continuada, embora os dados indiquem que mais da metade dos professores realizaram algum tipo de curso, quer seja Lato, Stricto Sensu ou em cursos de extensão, é expressivo o número de professores que ainda não realizaram uma única formação continuada, mesmo atuando há mais de dez anos no magistério. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3740 10.19177/memorare.v3e12016114-127 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3740 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v3e12016114-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3740/2650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Camile Martinelli Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Camile Martinelli Silveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 3 n. 1 (2016): (jan./abr.); 114-127 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335184375808 |