OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12735 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do artigo que ora apresentamos é proporcionar aos educadores e demais trabalhadores da educação algumas reflexões sobre a prática docente. O fio condutor para a elevação de uma prática social caótica, ou, na melhor das hipóteses precária, ao patamar de uma práxis revolucionária, superadora dos limites da prática docente contingente, é a compreensão da centralidade do trabalho como principio educativo no desenvolvimento da omnilateralidade, não somente dos alunos, como também de todos os envolvidos diretamente no processo de ensino aprendizagem, destacando-se os docentes. Tal processo se concretiza de forma satisfatória quando permite a ambos, educadores e educandos, um nível elevado de consciência sobre a prática social que desenvolvem, superando o senso comum. Por meio da consciência filosófica, damos um passo significativo rumo à catarse, fonte de novas iniciativas para uma prática social transformadora. |
id |
UFBA-10_610b16f5cd88f3ef59fbed103ab181bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12735 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃOPedagogia Histórico-CriticaPrática DocentePráxis Transformadora Resumo: O objetivo do artigo que ora apresentamos é proporcionar aos educadores e demais trabalhadores da educação algumas reflexões sobre a prática docente. O fio condutor para a elevação de uma prática social caótica, ou, na melhor das hipóteses precária, ao patamar de uma práxis revolucionária, superadora dos limites da prática docente contingente, é a compreensão da centralidade do trabalho como principio educativo no desenvolvimento da omnilateralidade, não somente dos alunos, como também de todos os envolvidos diretamente no processo de ensino aprendizagem, destacando-se os docentes. Tal processo se concretiza de forma satisfatória quando permite a ambos, educadores e educandos, um nível elevado de consciência sobre a prática social que desenvolvem, superando o senso comum. Por meio da consciência filosófica, damos um passo significativo rumo à catarse, fonte de novas iniciativas para uma prática social transformadora.Universidade Federal da Bahia2015-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Materialismo Histórico-Dialéticoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1273510.9771/gmed.v7i1.12735Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 168-1772175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12735/9531Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Eraldo LemeLima, Marcos Roberto2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12735Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO |
title |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO Batista, Eraldo Leme Pedagogia Histórico-Critica Prática Docente Práxis Transformadora |
title_short |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO |
title_full |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO |
author |
Batista, Eraldo Leme |
author_facet |
Batista, Eraldo Leme Lima, Marcos Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marcos Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Eraldo Leme Lima, Marcos Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Histórico-Critica Prática Docente Práxis Transformadora |
topic |
Pedagogia Histórico-Critica Prática Docente Práxis Transformadora |
description |
Resumo: O objetivo do artigo que ora apresentamos é proporcionar aos educadores e demais trabalhadores da educação algumas reflexões sobre a prática docente. O fio condutor para a elevação de uma prática social caótica, ou, na melhor das hipóteses precária, ao patamar de uma práxis revolucionária, superadora dos limites da prática docente contingente, é a compreensão da centralidade do trabalho como principio educativo no desenvolvimento da omnilateralidade, não somente dos alunos, como também de todos os envolvidos diretamente no processo de ensino aprendizagem, destacando-se os docentes. Tal processo se concretiza de forma satisfatória quando permite a ambos, educadores e educandos, um nível elevado de consciência sobre a prática social que desenvolvem, superando o senso comum. Por meio da consciência filosófica, damos um passo significativo rumo à catarse, fonte de novas iniciativas para uma prática social transformadora. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura; Materialismo Histórico-Dialético |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12735 10.9771/gmed.v7i1.12735 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12735 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.12735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12735/9531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 168-177 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516733562880 |